Mundo

Papa se diz arrasado com transformação de basílica em mesquita na Turquia

Decisão foi tomada pelo presidente Erdogan na sexta-feira, dia 10. Gesto é visto como provocação pela comunidade internacional

Mulheres em frente à Santa Sofia, em Istambul, que vai ser transformada em uma mesquita (REUTERS/Murad Sezer/Reuters)

Mulheres em frente à Santa Sofia, em Istambul, que vai ser transformada em uma mesquita (REUTERS/Murad Sezer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2020 às 10h40.

Última atualização em 12 de julho de 2020 às 11h05.

O Papa Francisco disse neste domingo, 12, que está profundamente consternado com a transformação da basílica de Santa Sofia, em Istambul, na Turquia, em uma mesquita. "Os meus pensamentos vão para Istambul, estou muito triste", disse o sumo sacerdote durante a benção dominical na Praça São Pedro, em Roma.

Nesta sexta-feira, 10, o presidente da Turquia, Recep Erdogan, revogou o status de museu que a igreja usufruía desde 1934, quando, em um gesto conciliatório e secular, o governo turco decidiu que o monumento histórico não ergueria a bandeira de nenhuma religião.

Com a decisão de Erdogan, as primeiras orações islâmicas serão realizadas no local no próximo dia 24. O movimento do presidente turco vem sendo interpretado como um esforço de aproximação com sua base eleitoral, formada por conservadores e religiosos contrários ao secularismo instituído no país há cem anos pelo fundador da República da Turquia.

A mudança no status da Santa Sofia vem provocando reações negativas na comunidade internacional e na própria Turquia, com um debate acalorado entre defensores do secularismo religioso e conservadores.

A medida dará mais poder ao Diretório de Assuntos Religiosos, que passará a administrar Santa Sofia, patrimônio histórico da UNESCO e um dos maiores símbolos do Estado laico.

Construída no século 6 pelo Império Bizantino, braço do Império Romano, que dominava a região, Santa Sofia, um dos mais visitados pontos turísticos de Istambul, foi uma das mais importantes basílicas do cristianismo até 1453, quando os turcos otomanos conquistaram a cidade e a converteram em uma mesquita.

 

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPapa FranciscoTayyip ErdoganTurquia

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga