Carreira

Vale oferece até R$ 5 mil em prêmios para estudantes que resolverem desafios reais da mineração

Universitários de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado poderão se inscrever no Programa Desenvolver até o dia 21 de abril

Programa Desenvolver abre espaço para que estudantes de todo o país proponham soluções para desafios reais da indústria mineral (Alexandre Rezende Nitro/Divulgação)

Programa Desenvolver abre espaço para que estudantes de todo o país proponham soluções para desafios reais da indústria mineral (Alexandre Rezende Nitro/Divulgação)

Publicado em 10 de abril de 2025 às 11h46.

Tudo sobreMundo RH
Saiba mais

"A inovação é uma alavanca estratégica para construirmos uma mineração cada vez mais segura e sustentável", afirma o vice-presidente Técnico da Vale, Rafael Bittar. Com essa visão, a mineradora lança a segunda edição do Programa Desenvolver, que abre espaço para que estudantes de todo o país proponham soluções para desafios reais da indústria mineral.

Voltado a universitários de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou especialização, o programa está com inscrições gratuitas, e premiará os melhores trabalhos com até R$ 5 mil.

Ao todo, os desafios estão organizados em cinco grandes temas: recurso mineral, reserva mineral, perfuração e desmonte, geofísica aplicada à mineração e geotecnia de mina. Os participantes terão até o final de julho para enviar os projetos, e os resultados serão divulgados em agosto.

Segundo Victor Miguel Silva, gerente técnico de Geociências da Vale e líder do Programa Desenvolver, "o intercâmbio entre academia e empresa tem grande potencial de contribuir para o avanço da indústria". Ele destaca ainda que o programa atrai talentos e permite acompanhar tendências em inovação tecnológica na mineração.

Além dos prêmios em dinheiro, os finalistas terão uma experiência completa: visitas técnicas às operações da Vale em Minas Gerais, capacitação teórica e prática, acesso a softwares especializados e sessões com fornecedores parceiros para apoio no desenvolvimento dos projetos.

Em 2024, o programa já contou com mais de 300 inscritos, e algumas das ideias desenvolvidas na primeira edição foram incorporadas pela empresa, gerando melhorias operacionais, mas a solução escolhida pela Vale como vencedora se baseia em um método automatizado para agrupamento de diferentes amostras de rocha para um conjunto com características similares, o que torna o entendimento da geologia mais simples e suporta a operação da mina.

A companhia também está em processo de contratação de dois profissionais, que participaram do Programa Desenvolver  no último ano.

Como se inscrever?

As inscrições para o Programa Desenvolver podem ser feitas de forma individual ou em grupos de até três pessoas no site oficial da Vale até o dia 21 de abril.

Acompanhe tudo sobre:ValeProjetosFaculdades e universidades

Mais de Carreira

Nine-day fortnight: Conheça a nova escala de trabalho que é uma alternativa à semana de 4 dias

Ela achou uma forma criativa de conquistar talentos em um mercado competitivo

8 maneiras de construir segurança psicológica na sua equipe

Como usar a Análise de Stakeholder para gerenciar expectativas e fortalecer relações?