Tecnologia

Symbian abre seu código-fonte

SÃO PAULO - A Symbian, que faz o sistema operacional de mesmo nome para celulares capazes de receber dados, abriu, esta semana, um programa especial de parcerias para promover inovações, em termos de software e hardware, baseados no Symbian OS. As empresas que aderirem ao Symbian Platinum Program, como está sendo chamada a iniciativa, terão […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.

SÃO PAULO - A Symbian, que faz o sistema operacional de mesmo nome para celulares capazes de receber dados, abriu, esta semana, um programa especial de parcerias para promover inovações, em termos de software e hardware, baseados no Symbian OS.

As empresas que aderirem ao Symbian Platinum Program, como está sendo chamada a iniciativa, terão amplo acesso ao código-fonte do sistema operacional, que já era aberto para os fabricantes de telefones móveis. Entre as novas filiadas estão Intel, Texas Instruments e a divisão de semicondutores da Motorola.

O programa também dá direito a usar uma série de serviços da Symbian, como suporte técnico e estratégias de marketing conjuntas, e acesso ao Kit de Desenvolvimento Symbian OS, que ainda não foi lançado oficialmente, mas inclui, além do código-fonte, códigos de teste, interfaces de kernel e de drivers de dispositivos, ferramentas ROM e documentação sobre a tecnologia.

Esta entrada definitiva da Symbiam no mercado do software livre, no entando, tem seus resguardos: mais exatamente 5% do código fonte, que a empresa pretende deixar intactos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos