Tecnologia

Produzir no Brasil é mais vantajoso

Incentivos locais para a fabricação de aparelhos celulares atraem novos fabricantes para o país, como a estatal chinesa ZTE

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h41.

A recente enxurrada de fabricantes de celulares, atraídos pelo crescimento de 70% projetado para o mercado brasileiro nesse ano e pelo seu potencial ainda grande, pode ser explicada também por um motivo mais prosaico: importar celulares é caro e inviabilizaria a atuação das companhias. A tarifa de importação é de 21% por aparelho muito menor que as alíquotas dos componentes trazidos do exterior e usados na fabricação local. "Em um mercado extremamente competitivo como o brasileiro, não faz sentido trazer o aparelho pronto", diz Edson Melo, diretor da estatal chinesa ZTE, que assinou em julho um acordo de fornecimento de mais de um milhão de aparelhos para a Vivo.

As empresas encontram benefícios para produzir localmente. "As isenções de impostos para os produtores da Zona Franca de Manaus compensam os custos de trazer uma linha de produção para o Brasil", diz Eduardo Tude, diretor da consultoria Teleco. Segundo ele, os volumes do mercado brasileiro compensam os investimentos necessários para a fabricação. "E, claro, produzir celulares é muito mais simples que fabricar um carro, por exemplo, já que as plantas são mais flexíveis".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial