Tecnologia

Problemas com PlayStation 3 podem prejudicar ainda mais a Sony

Preço elevado e atraso no lançamento podem dar vantagem competitiva à Microsoft e à Nintendo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h41.

Depois de arranhar sua imagem com os problemas de superaquecimento e eventual combustão das baterias que alimentavam os notebooks da Apple, Dell e Toshiba, a Sony pode enfrentar um novo contratempo em outro mercado - o de videogames, no qual as empresas de tecnologia travam uma das mais ferozes batalhas pela liderança. De acordo com o americano The Wall Street Journal, revisões de preço e atrasos no cronograma de lançamento podem dar, aos concorrentes da Sony, uma vantagem vital a rivais como a Microsoft.

O console PlayStation 3 deve ser lançado no Japão em menos de dois meses. A chegada ao mercado está prevista para 17 de novembro. Na última sexta-feira (22/9), porém, a empresa deu um novo sinal de como a situação ainda não está totalmente definida. O diretor da unidade de jogos eletrônicos da Sony, Ken Kutaragi, supreendeu o mercado ao anunciar um corte de 20% no preço do produto, que deverá agora ser vendido por cerca de 410 dólares no Japão. Kutaragi alegou que o preço anteriormente proposto foi bastante criticado pelos analistas.

Segundo WSJ, as inovações contidas no PlayStation 3 tornaram-no um console muito caro. Ele será oferecido por 499 dólares nos Estados Unidos, 638 dólares na Europa. O Wii, novo console da Nintendo, por exemplo, custará 250 dólares; e o Xbox 360, da Microsoft, chegará ao mercado por 300 dólares. Embora alguns fãs do PlayStation já tenham afirmado que estão dispostos a comprar o console por qualquer preço, a realidade é que a competição no mercado mundial poderá forçar a empresa a adotar novos cortes de custos, a fim de torná-lo mais competitivo.

Há duas semanas, a empresa já havia comunicado que o lançamento do novo aparelho, na Europa, seria adiado para março, devido a dificuldades do sistema de produção. O principal obstáculo à produção em massa, neste ano, é um atraso no desenvolvimento da tecnologia de proteção para os discos Blu-ray, que contêm os jogos.

A companhia também cortou pela metade a produção prevista nos Estados Unidos e no Japão. Agora, a Sony espera fabricar seis milhões de PlayStation 3 até o final do ano fiscal, em março de 2007. Os analistas apostam em um significativo impacto desses contratempos sobre os resultados da divisão de videogames da Sony. A venda do PlayStation representou cerca de dois terços do lucro operacional da companhia no ano passado.

Para o WSJ, os problemas da Sony poderão fornecer uma oportunidade única para que seus rivais tomem seu espaço. Desde novembro de 2005, quando lançou comercialmente o Xbox 360, a Microsoft assinalou uma mudança estratégica de atuação, focando agora no mercado de lazer e entretenimento. Já o Wii, da Nintendo, deve chegar ao mercado dois dias após o novo PlayStation. Embora não conte com a sofisticação gráfica do produto da Sony, o Wii pode cativar os jogadores com seu novo tipo de controle, que, de acordo com o jogo, pode ser operado como se fosse uma raquete de tênis, uma arma ou uma vara de pescar, entre outros. Com isso, os consumidores poderão ter uma sensação muito próxima à experiência real, enquanto jogam.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial