Tecnologia

União Européia ameaça multar Microsoft

Europeus afirmam que companhia descumpre determinações baixadas pela comissão antitruste em 2004

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h42.

A Comissão Européia, órgão executivo da União Européia, ameaça multar a Microsoft em um valor superior a 2 milhões de euros (cerca de 2,37 milhões de dólares) por dia, por descumprir determinações do órgão antitruste europeu. Em março de 2004, a empresa foi multada em 497 milhões de euros e foi obrigada a compartilhar o código-fonte do sistema operacional Windows com os concorrentes. Mas, segundo a Comissão Européia, a empresa não permite um acesso satisfatório ao código.

Os europeus insistem que a empresa precisa fornecer maiores informações sobre seus programas aos concorrentes, a fim de facilitar a intercambialidade entre os computadores que usam Windows e os outros sistemas operacionais. A comissão baseou-se em um relatório do grupo que monitora as ações da Microsoft desde 2004. O relatório afirma que as outras empresas continuam sem as informações necessárias.

"Demos à Microsoft todas as oportunidades para cumprir suas obrigações, mas não tivemos outra alternativa, senão adotar medidas legais para que a empresa nos atenda", afirmou ao jornal britânico Financial Times Neelie Kroes, da Comissão Antitruste da União Européia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?