Tecnologia

Microsoft desistiu de Yahoo, diz Steve Ballmer

Em visita ao Brasil, presidente mundial da Microsoft diz que resta à companhia investir em pesquisa para alcançar o Google

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2008 às 10h11.

O presidente mundial da Microsoft, Steve Ballmer, disse nesta terça-feira (14/10), durante visita ao Brasil, que a companhia desistiu definitivamente de comprar o Yahoo! Segundo o executivo, a companhia pretende agora investir em pesquisa e desenvolvimento para se aproximar do Google no mercado de busca.

“Não existe possibilidade de acordo com o Yahoo! hoje”, disse o presidente, em uma mesa-redonda com jornalistas realizada em São Paulo. “Colocamos um preço significativo na mesa. Mas a proposta não fez sentido para o Yahoo e eu respeito isso.” Os rumores de que a Microsoft poderia retomar as negociações apareceram recentemente, depois que as ações do Yahoo despencaram por causa da crise econômica mundial – nos últimos dois meses, os papéis caíram 34%, para 13,49 dólares em 13 de outubro. Nas negociações com o Yahoo!, a Microsoft chegou a oferecer 33 dólares por ação, valor que seria pago em dinheiro e em papéis da própria Microsoft. (No mesmo período, as ações da Microsoft caíram 8,6%). Ballmer também negou o boato, divulgado por analistas, de que a Microsoft estaria analisando a compra da Research in Motion, fabricante do BlackBerry.

Segundo Ballmer, a aquisição do Yahoo! ajudaria a Microsoft a reforçar seu posicionamento de marca no mercado de busca e o volume de anunciantes relevantes. “Hoje não temos a marca referência em busca, e isso é algo que influencia os consumidores”, disse Ballmer. “E o Google tem mais anunciantes, o que gera anúncios mais relevantes. O Yahoo! poderia nos ajudar a alcançar isso.” Segundo Ballmer, a rejeição deixou a Microsoft a alternativa de selar uma parceria na publicação de anúncios – mas até mesmo essa opção acabou frustrada por um acordo semelhante fechado em junho entre Yahoo! e Google.

Brasil

“Estou empolgado por estar aqui”, afirmou Ballmer sobre a passagem pelo Brasil. O presidente chegou a São Paulo nesta segunda-feira (13/10) e deve voltar aos estados Unidos na quarta-feira (15/10). Sua visita ao país inclui encontros com clientes, como Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Informática e o governador do Estados de São Paulo, José Serra. Ballmer também participou de um evento voltado para profissionais de publicidade e a abertura de um ciclo de palestras da Microsoft para desenvolvedores de software. O executivo havia visitado o Brasil a trabalho pela última vez em 2002. Em maio, no entanto, ele passou férias na Praia do Forte, na Bahia. (Chegou a visitar o projeto Tamar durante a estadia.)

“Estou impressionado com o desenvolvimento do mercado de tecnologia do Brasil”, disse Ballmer. Ele ressaltou a força no país do Messenger, serviço de mensagens instantâneas da Microsof – de acordo com ele, 75% dos usuários brasileiros de internet usam o Messenger. Ballmer também disse contar com a ajuda de parceiros como a Positivo Informática para a ampliar a difusão de programas como o pacote Office.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos