Tecnologia

Datasul compra empresa da área de finanças por R$ 43 milhões

Aquisição da YMF é a maior realizada pela companhia desde que abriu capital em junho de 2006

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h41.

A Datasul anunciou, nesta quinta-feira (24/5), a compra de 80% do capital da YMF Arquitetura Financeira de Negócios, por 43,68 milhões de reais. Este é o maior negócio fechado pela companhia catarinense desde que abriu o capital em junho do ano passado. O acordo também marca a entrada da Datasul no mercado de softwares e serviços para gestão de investimentos. Criada em 1993, a paulista YMF conta com 250 clientes, dos quais 70 de grande porte, como os bancos ABN Amro, Bradesco, HSBC e Itaú. Sua carteira é composta por empresas de gestão de ativos, fundos de hedge, fundos de pensão, seguradoras e bolsas de valores.

"A compra da YMF consiste apenas no primeiro passo para entrar no segmento financeiro, dentro de uma estratégia muito ampla que inclui novas aquisições até o final deste ano", afirmou, em nota à imprensa, o diretor de novos negócios da Datasul, Paulo Caputo. No ano passado, a YMF faturou 33 milhões de reais, com crescimento de 17% sobre 2005. A nova controlada da Datasul continuará administrada pelos seus fundadores, Yuryi Ferber e Diether Muller. Marcos Puccini, da equipe de novos negócios da Datasul, assumirá a diretoria financeira da empresa.

De acordo com Ferber, o setor financeiro responde por 19% dos investimentos feitos em tecnologia da informação no país. No ano passado, esse segmento representou 7 bilhões de reais, mas pouco dessa quantia foi aplicado na terceirização de serviços - foco da YMF. "A sinergia das duas corporações [Datasul e YMF] trará robustez excepcional para nossa oferta, que certamente funcionará como um catalisador para novos negócios", afirmou também em nota.

A compra de 80% da YMF será paga integralmente com recursos próprios da Datasul. O preço - 43,68 milhões de reais - representa sete vezes a parcela da geração de caixa da YMF que será incorporada pela Datasul nos próximos 12 meses.

Esta é a quinta aquisição realizada pela empresa, desde que abriu o capital e levantou 137 milhões de reais com a oferta primária de ações. No prospecto definitivo do IPO, a Datasul informou que pretendia aplicar de 77% a 77,55% dos recursos obtidos em aquisições. Se mantida a porcentagem, isso significa que a companhia reservou cerca de 105 milhões de reais para as compras. A empresa já aplicou, pelo menos, 56 milhões de reais em aquisições. A quantia refere-se aos desembolsos para levar a YMF, a Ilog (2,16 milhões de reais), a Próxima (8 milhões), e a argentina Meya (1,7 milhão de dólares). Outro acordo - o da Informenge - não teve seu valor revelado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla