Tecnologia

Com tanto DVD, cadê o padrão?

DVD-RAM, DVD+RW ou DVD-RW? Saiba o que há por trás de siglas tão parecidas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.

DVD - Sigla de Digital Versatile Disc ou de Digital Video Disc. Tipo de CD-ROM com capacidade mínima de 4,7 GB, o suficiente para armazenar um filme de longa-metragem. A especificação do DVD prevê discos com capacidade de até 17 GB e usa o padrão de compressão MPEG-2 para compactar as informações de vídeo.

DVD-RAM - Tipo de compact disc que armazena 4,7 GB de dados. O DVD-RAM é definido pelo DVD Forum, entidade que reúne empresas como Matsushita, Toshiba e Time Warner. O Forum compete com outra entidade, a DVD+RW Alliance. O DVD-RAM tem capacidade de regravação e é mais indicado para armazenar dados. Os filmes gravados nesse padrão não são compatíveis com a maior parte dos DVD players. Apesar disso, dos padrões em briga, o DVD-RAM é o de maior presença no mercado.

DVD+RW - DVD regravável com padrão desenvolvido por um grupo de empresas, entre as quais Sony, HP, Philips e Yamaha, que formam a DVD+RW Alliance. Armazena filmes ou dados e é compatível com a maioria dos DVD players mais recentes. O DVD+RW compete com o padrão DVD-RAM (veja ao lado), com o qual é incompatível. Embora seja o mais compatível com produtos anteriores, os primeiros drives de DVD+RW só agora estão chegando ao mercado.

DVD-RW - Outro padrão de DVD regravável, este suportado pelas empresas Apple e Compaq. Os drives de DVD-RW também trabalham com discos DVD-R, para gravar apenas uma vez.

MPEG-1, MPEG-2 e MPEG-4 - Estas são as três principais implementações do padrão MPEG. A versão 1 trabalha com vídeo de 352 por 240 pixels e 30 quadros por segundo. O vídeo assim obtido tem qualidade ligeiramente inferior à das fitas VHS. O MPEG-2 oferece resoluções mais altas (720 por 480 e 1 280 por 720 pixels a 60 quadros por segundo) e o áudio tem qualidade de cd. O MPEG-2 é usado nos filmes em DVD. Por fim, o MPEG-4 é um algoritmo de compressão que se baseia nos dois padrões anteriores e também no QuickTime, da Apple.

VCD - Abreviatura de Video Compact Disc. Formato que permite gravar num cd até 80 minutos de vídeo com qualidade similar à das fitas VHS. O VCD usa o padrão MPEG-1 e pode ser executado nos drives de CD-ROM e nos aparelhos DVD players.

MPEG - Padrão de compressão de vídeo digital e formato de arquivos desenvolvido pelo Moving Picture Experts Group, um grupo de trabalho da International Standards Organization (ISO). O padrão MPEG atinge alta qualidade de imagens. Também alcança elevado nível de compressão, armazenando, em vez de todos os quadros, apenas as mudanças de um quadro para outro. O MPEG compacta os vídeos com uma técnica chamada compressão com perdas, na qual parte das informações é removida. No entanto, essa perda não é perceptível.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos