Tecnologia

Brasil, Coréia e Japão têm copas de robôs

SÃO PAULO Os alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo promovem nesse sábado (08) a Robocopa, um campeonato de futebol entre robôs. As partidas vão começar logo após o jogo entre a seleção de Felipão e a China, na Coréia. As engenhocas que entrarão em campo na USP com o objetivo de estufar […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h44.

SÃO PAULO Os alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo promovem nesse sábado (08) a Robocopa, um campeonato de futebol entre robôs. As partidas vão começar logo após o jogo entre a seleção de Felipão e a China, na Coréia.

As engenhocas que entrarão em campo na USP com o objetivo de estufar as redes adversárias foram desenvolvidas pelos alunos do segundo ano da Grande Área de Mecânica, que abrange os cursos de Engenharia de Produção, Mecânica, Mecatrônica e Naval.

O torneio funcionará como uma seletiva para a Robocom, evento vinculado ao MIT e que será disputado por equipes dos EUA, Alemanha e Japão em agosto, em Boston (EUA).

Já do outro lado do mundo, na Coréia e no Japão, entre os dias 19 e 25 de junho, acontece a RoboCup 2002, a Copa do Mundo dos Robôs. Participam do campeonato mais de 200 times de robôs criados por universitários. As equipes estarão divididas em cinco categorias, incluindo aí uma de robôs humanóides e outra de máquinas similares ao famoso cão cibernético Aibo, da Sony.

Uma outra versão da Copa do Mundo de robôs foi disputada em maio na Coréia do Sul e terminou com a vitória de equipes da casa em quatro das oito categorias. O torneio foi organizado pela Federation of International Robot-soccer Association (FIRA) e teve a participação de representantes de 35 países.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos