Carreira

Quatro gerações convivem no mercado — e essa é a habilidade número 1 para trabalhar com todas elas

O desenvolvimento de empatia e escuta ativa ganham vantagem ao integrar diferentes gerações no trabalho

Publicado em 23 de abril de 2025 às 17h31.

A diversidade geracional nunca esteve tão presente nas empresas. De estagiários da geração Z a executivos baby boomers, o ambiente de trabalho virou um verdadeiro ecossistema intergeracional e saber liderar gerações distintas se tornou uma habilidade essencial.

Mais do que uma tendência, a liderança intergeracional é uma exigência para quem deseja gerir com inteligência em tempos de mudanças aceleradas.

Seja um líder mais bem preparados para as novas demandas do mercado com esse treinamento da EXAME + Saint Paul

O que é liderança intergeracional?

Liderança intergeracional refere-se à capacidade de conduzir, motivar e integrar pessoas de diferentes idades e experiências profissionais.

É uma habilidade que se torna cada vez mais relevante à medida que as empresas se tornam mais diversas — não apenas em gênero ou etnia, mas também em relação à idade, à cultura digital e ao repertório profissional.

Uma reportagem da Fast Company Brasil revela que o maior desafio não está apenas no intervalo de idade, mas na diferença de visões de mundo e expectativas sobre o trabalho. Essa multiplicidade, quando bem gerida, se transforma em um diferencial competitivo.

Quatro gerações sob o mesmo teto corporativo

Hoje, convivem no mercado de trabalho quatro gerações:

  • 1. Baby Boomers (1946-1964)
  • 2. Geração X (1965-1980)
  • 3.Millennials (1981-1996)
  • 4. Geração Z (a partir de 1997)

Cada grupo traz à mesa suas próprias formas de ver o mundo, de se comunicar e de produzir. Essa diversidade pode ser uma fonte de atrito — ou um motor de inovação.

Segundo o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), empresas que conseguem acolher e integrar esses diferentes perfis colhem benefícios como:

  • Mais inovação: olhares distintos geram soluções criativas para problemas complexos.
  • Aumento da produtividade: jovens trazem agilidade digital; experientes oferecem visão estratégica.
  • Clima organizacional fortalecido: respeito entre gerações favorece colaboração.
  • Atração e retenção de talentos: lideranças diversas são mais valorizadas pelas novas gerações.

Neste treinamento da EXAME e Saint Paul, você vai dominar as principais habilidades de um líder de alta performance. Garanta vaga por apenas R$ 37

Liderança sem idade marcada: saiba como ter uma gestão de alta performance

Para aqueles que desejam aperfeiçoar suas habilidades em gestão, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.

Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional.

Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.

Não perca esse treinamento e aprimore suas habilidades de gestão; clique aqui

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Liderança

Mais de Carreira

Como deixar sua agenda menos sobrecarregada? Essa especialista dá 7 dicas

Executiva diz que esse é o sinal de alerta número 1 em funcionários: ‘Pode levar a conflitos’

CNU deve abrir 3 mil vagas ainda em 2025, diz ministra Esther Dweck

CEO da Roche: 'RH pode - e deve - almejar o cargo mais alto da empresa'