Futuro: professor fala sobre regras para falar de temas futuros (Foto/Thinkstock)
Da Redação
Publicado em 11 de abril de 2018 às 12h00.
Última atualização em 11 de abril de 2018 às 12h26.
Assim como no português, existem várias maneiras diferentes de falar sobre o futuro em inglês. Os professores costumam ensinar algumas regrinhas para facilitar o aprendizado, mas o ideal é que você tente entender as estruturas e se acostumar com elas, para usar com naturalidade no seu dia a dia.
De modo geral, você vai usar quatro estruturas bem simples para falar no futuro: will, going to, presente contínuo e presente simples.
O futuro com will será usado sempre que você decidir algo no momento exato em que estiver falando. Por isso, é comum que o will seja usado em situações que você não tem tanta certeza de que realmente vão acontecer.
- Hi! Did you hear about the computer sale at the store?
- No, I didn’t. That’s so good! I need a new computer. I think I will buy a new one.
O futuro com going to, por outro lado, aparece sempre que você estiver comunicando uma decisão tomada anteriormente ao momento em que está falando. É comum que este futuro seja um pouco mais certo, porque você já decidiu antes e só esta comunicando agora.
- Hi! Did you hear about the computer sale at the store?
- Yes, I did. I checked the prices and I am going to buy a new computer for me.
O presente contínuo é usado em situações que estão ocorrendo no momento em que se fala, mas ele também pode ser usado para o futuro, sempre que você estiver falando de uma situação que já está organizada para acontecer (muitas vezes com data e hora).
- Hi! Can you go to the store with me on Saturday morning?
- Oh, I am sorry, but I am visiting my grandmother on Saturday morning.
O presente simples também pode ser usado para falar sobre o futuro. Ele é parecido com o presente contínuo, você também vai usar para situações que estão organizadas para acontecer (com data e hora). A única diferença é que não tem como mudar o horário dessa situação: ela vai acontecer de um jeito ou de outro, por isso costuma ser usado com meios de transportes, instituições, etc.
- The plane leaves at 10 o'clock next morning.
- Classes start on September 1st.