Carreira

Você consegue achar os erros nesta manchete de jornal?

Professor de língua portuguesa usa uma manchete sobre um acidente de avião para esclarecer dois pontos gramaticais. Confira

 (hanohiki/Thinkstock)

(hanohiki/Thinkstock)

Claudia Gasparini

Claudia Gasparini

Publicado em 25 de outubro de 2016 às 14h10.

Última atualização em 26 de outubro de 2016 às 14h48.

Confesso que sou aficionado por curiosidades. Durante recente visita a uma página na internet, vi duas bizarrices gramaticais nesta manchete:

"Piloto não freiou a aero-nave, aponta a caixa-preta"

De acordo com as regras ortográficas, a forma correta é "aeronave", sem o uso de hífen. Com o prefixo "aero", só se usa hífen se a primeira letra da palavra for idêntica à última de "aero", ou se a palavra iniciar-se por H: "aero-hidro", "aero-hidropata", "aero-hidroterápico".

O verbo "frear", assim como os verbos finalizados em -EAR, não recebe a letra "i" no pretérito perfeito. A forma correta é "freou". Vejamos todo o pretérito perfeito do indicativo: freei, freaste, freou, freamos, freastes, frearam.

Ademais, o uso de hífen ocorre pela formação de um novo vocábulo (quando duas palavras unem-se à atribuição de novo sentido), percebendo-se o mesmo fenômeno em termos como "segunda-feira", "cachorro-quente", "ano-novo (no sentido da virada de ano), "guarda-chuva" e tantos outros compostos.

Por fim, a manchete da citada página assim seria:

"Piloto não freou a aeronave, aponta a caixa-preta"

Aliás, vale comentar uma curiosidade. A caixa-preta dos aviões, que registra conversas entre pilotos e todos os dados de voo, não é preta. Fundamental na investigação de acidentes, as caixas-pretas são cilindros cor de laranja vibrante, de modo que, em caso de acidente, sejam encontradas com maior facilidade pelas equipes de resgate. O nome, contudo, vem da aviação militar que - de fato - utilizou por muito tempo esse dispositivo na cor preta, a fim de que, em caso de acidente, os inimigos não desvendassem os planos dos rivais.

Um grande abraço, até a próxima e siga-me pelas mídias sociais!

Diogo Arrais (@diogoarrais) é professor de língua portuguesa e autor gramatical pela Editora Saraiva. 

Acompanhe tudo sobre:Dicas de carreiraDicas de Português

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman