Carreira

Você acha que pode liderar sozinho? Aqui estão três razões para reconsiderar essa escolha

Entenda como a orientação externa acelera a carreira e protege o gestor de erros evitáveis

Women entrepreneurs, leadership and sisterhood. Black and Arab female women empowerment, strong business. Multiethnic group of girls climb stairs. Girls power and feminism concept, vector illustration (Divulgação: Natalia Misintseva/Getty Images)

Women entrepreneurs, leadership and sisterhood. Black and Arab female women empowerment, strong business. Multiethnic group of girls climb stairs. Girls power and feminism concept, vector illustration (Divulgação: Natalia Misintseva/Getty Images)

Luana Cataldi
Luana Cataldi

Jornalista

Publicado em 19 de novembro de 2025 às 14h34.

Última atualização em 19 de novembro de 2025 às 14h38.

Ninguém alcança o sucesso da noite para o dia sem ajuda. Na era digital, é comum acreditar que empreendedores constroem impérios sozinhos, acumulando funções e habilidades.

No entanto, a realidade é diferente, e todo líder de destaque possui um sistema de apoio. Figuras como Mark Zuckerberg e Bill Gates contaram com a orientação de nomes como Steve Jobs e Warren Buffet, respectivamente. Sem essa bússola, até os profissionais mais talentosos podem se perder no caminho. As informações foram retiradas do site Mentor Resources.

Você pode aprender os segredos de liderança de um dos maiores empresários do Brasil. Garanta sua vaga gratuita na Masterclass exclusiva e transforme sua forma de liderar

1. Orientação prática e comportamental

Independentemente de novas tecnologias ou modelos de negócio que surjam, existem princípios fundamentais de trabalho e relações humanas que são atemporais. Essas competências, muitas vezes chamadas de habilidades comportamentais, dificilmente são aprendidas apenas em livros técnicos.

Um mentor experiente compartilha a jornada, a sabedoria e as lições difíceis que aprendeu na prática, facilitando significativamente o caminho de quem está em desenvolvimento.

2. Gestão do tempo e redução de falhas

Warren Buffet já afirmou que o tempo é o único ativo que não se pode comprar, independentemente da fortuna que se tenha. A forma como um líder gasta suas horas define seu sucesso.

Um mentor ajuda a usar esse recurso com sabedoria ao compartilhar não apenas suas vitórias, mas principalmente seus fracassos. Embora errar seja inevitável e didático, a mentoria serve para encurtar drasticamente a curva de aprendizado e acelerar o processo de sucesso.

Quer aprender a pensar grande, agir com clareza e se conectar com pessoas de alto nível? Inscreva-se agora e participe gratuitamente da Masterclass com Jorge Paulo Lemann

3. Responsabilidade e cobrança externa

Equipes prestam contas aos seus gestores, têm prazos definidos e supervisão constante. Mas quem cobra o líder? Embora seja ideal pensar que a autodisciplina basta, poucos executivos começam com essa característica plenamente desenvolvida.

Ter alguém externo para apontar falhas, exigir melhorias e mostrar onde o desempenho está caindo é uma das formas mais eficazes de manter a liderança nos trilhos. Essa cobrança externa ensina e reforça a responsabilidade pessoal.

O atalho para a excelência

Grandes trajetórias são muito mais fáceis de construir quando existe um guia para ajudar a ler o mapa. Buscar mentoria não é um sinal de dependência, mas uma estratégia inteligente para navegar desafios complexos com mais segurança e visão de longo prazo.

Aprenda sobre liderança com um especialista 

A masterclass “Liderança com Jorge Paulo Lemann” é gratuita e online. Você terá acesso a três módulos exclusivos que ensinam a pensar grande com clareza, executar com simplicidade e eficácia e construir uma rede de pessoas talentosas para impulsionar sua carreira.

Com essa masterclass você pode:

  • Desenvolver uma mentalidade de Sonho Grande para alcançar objetivos ambiciosos
  • Aprender a executar com foco, simplicidade e eficácia, evitando erros comuns
  • Saber como se conectar com pessoas talentosas e diversas para acelerar o crescimento profissional
  • Equilibrar criatividade, inovação e pragmatismo para gerar resultados consistentes

Inscreva-se agora e garanta sua vaga gratuita para aprender com um dos maiores empresários do Brasil

Acompanhe tudo sobre:Na Prática Jorge Paulo LemannNa PráticaBranded Marketing

Mais de Carreira

Os sete dilemas que podem destruir sua empresa em crescimento — e como vencê‑los

Como liderar no caos: seis estratégias para garantir estabilidade e confiança

O fracasso dos líderes não é por acaso — aqui estão os três erros de julgamento mais comuns

Líderes que centralizam tudo cometem este mesmo erro — e ele é o que mais prejudica empresas