Carreira

Vendedor, comunicador e empresário: as lições da carreira de Silvio Santos

Comunicação efetiva foi uma das habilidades de Senor Abravanel em seus diferentes papeis, veja o que aprender com esse ícone da TV brasileira

Silvio Santos deixa um legado para a TV brasileira (Roberto Nemanis/Divulgação/Divulgação)

Silvio Santos deixa um legado para a TV brasileira (Roberto Nemanis/Divulgação/Divulgação)

Publicado em 17 de agosto de 2024 às 12h21.

Última atualização em 17 de agosto de 2024 às 13h07.

Tudo sobreGrupo Silvio Santos
Saiba mais

Silvio Santos foi um comunicador nato. A persuasão para os negócios começou como um vendedor ambulante no Rio de Janeiro, até entrar para o mundo do rádio e da TV onde foi apresentador e depois empresário. Vendeu simpatia e conseguiu a atenção do Brasil.

Em 1981, ao deixar a TV Globo onde era funcionário, o Senor Abravanel aposta na carreira de empreendedor criando o SBT. Com seu microfone junto à gravata, jogando dinheiro na plateia, Silvio construiu um império de entretenimento no Brasil que marcou diferentes gerações.

Neste sábado, 17, Silvio Santos, aos 93 anos, deixa um legado para a TV brasileira e muitas lições com a sua carreira de vendedor, comunicador e empresário.

Identifique e use suas múltiplas habilidades: "Em um momento que vemos cada vez mais pessoas tendo 4 a 5 carreiras ao longo da vida, sendo algumas em paralelo, vemos que Silvio aplicou isso na prática. Foi apresentador, dono de emissora de TV e empresário", diz Milena Brentan, coach executiva.

Foque em uma área: Silvio apostou desde o início em uma emissora de entretenimento. Jornalismo tem o seu espaço, mas o sucesso do SBT é marcado pelos programas de entretenimento.

"O que você fizer, faça com determinação, paixão e foco. Não quer dizer que não pode mudar de direção, mas enquanto está comprometido com algo, seja sua maior motivação. Um sucesso sempre leva a outros", diz Brentan.

Identifique oportunidades de inovação: A criação do Baú da Felicidade foi uma demonstração da habilidade de Silvio em identificar uma oportunidade de negócio inovadora. Além disso, a fundação do SBT e os investimentos em diferentes setores, como cosméticos e finanças, mostram sua visão de longo prazo e capacidade de diversificação.

"Desde o início de sua carreira nos anos 60, Sílvio Santos mostrou-se um pioneiro nato. Ele não apenas inovou, mas popularizou formatos de programas que se tornaram a marca registrada da TV, como os programas de auditório e os game shows, que transformaram a maneira como os brasileiros consumiam entretenimento", afirma Joaquim Santini, pesquisador internacional e especialista em comportamento corporativo.

Seja próximo do público: saber qual linguagem usar para se aproximar do seu público faz muita diferença no resultado de um negócio.

"O que realmente distinguiu Silvio Santos foi seu carisma inigualável e sua habilidade de se conectar com o público. Seu jeito espontâneo, cativante e por vezes irreverente conquistou o coração dos telespectadores. Ele se tornou um ícone amado por pessoas de todas as classes sociais e de diferentes gerações", diz Santini.

Reconheça o trabalho de sua equipe e novos talentos: Silvio sempre foi conhecido por reconhecer o esforço de sua equipe e entender que o sucesso de seus empreendimentos é resultado do trabalho conjunto.

Silvio também teve um papel fundamental na promoção de novos talentos, diz Santini. "Seus programas foram trampolins para dezenas de artistas que se tornaram grandes nomes da TV, como Gugu Liberato, Ratinho, Eliana e Celso Portiolli. O SBT se notabilizou como um celeiro de estrelas, e grande parte desse mérito pode ser atribuído à visão de Sílvio Santos."

Saiba quais riscos tomar: A decisão de fundar o SBT foi um grande risco, mas Silvio estava preparado e o fez de forma estratégica, o que se provou ser uma jogada de mestre no mercado de mídia.

"Silvio sonhou tão alto quanto foi capaz de executar e perseguir com determinação e garra seus objetivos. Uma boa ideia se torna um grande passo quando executada apenas. Isso vale para nossa carreira também", afirma Brentan.

Crie sucessores: O último desafio de Silvio Santos foi gerar seus sucessores. Silvio Santos preparou suas filhas para assumir papéis de liderança no SBT e em outros negócios da família, com o objetivo de dar continuidade de seu legado e a estabilidade das empresas.

"Sucessão é um tema básico para qualquer liderança, mas muitas vezes, o apego à cadeira ou alguma insegurança bloqueiam esta iniciativa. Minha dica é pensar em sua sucessão desde o primeiro dia e não apenas quando precisar dela. Identificar potenciais substitutos, desenvolver suas habilidades e fazer uma transição adequada leva tempo e faz toda a diferença", diz Brentan.

Silvio Santos deixa o legado de uma história marcada por muito trabalho e talento, deixando lembranças alegres de muitos domingos em família, afirma Brentan. "E como ele mesmo dizia, 'a felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.'"

Acompanhe tudo sobre:Grupo Silvio Santos

Mais de Carreira

“Passei, mãe!". Ela pagou cursinho com mãe vendendo lanche na rua e é aprovada em medicina na UERJ

“Se as empresas não mudarem, no futuro deixarão de existir”, afirma professor dos EUA

Vale a pena mesmo amar seu trabalho?

Executiva revela cinco perguntas que todos os líderes devem fazer a seus liderados