Carreira

Veja como a inteligência artificial já está acelerando campanhas de marketing na varejista Zelano

Zalando usa IA para acelerar campanhas, reduzir custos e transformar o marketing de moda digital na Europa

 (MASTER/Getty Images)

(MASTER/Getty Images)

Publicado em 8 de maio de 2025 às 09h54.

Última atualização em 8 de maio de 2025 às 09h56.

Tudo sobrePré-MBA em IA
Saiba mais

A revolução provocada pela inteligência artificial (IA) está remodelando o mercado da moda — e a varejista europeia Zalando é um dos principais exemplos dessa transformação.

Ao integrar IA generativa em seus processos de marketing e produção visual, a empresa não só acelera campanhas e reduz custos, como também redefine o papel dos profissionais criativos no setor. As informações foram retiradas da Reuters.

Aposta em eficiência e criatividade com IA

Na corrida por eficiência, agilidade e personalização, a varejista europeia de moda online Zalando anunciou o uso de inteligência artificial generativa para acelerar suas campanhas de marketing e otimizar os custos de produção de conteúdo visual.

A estratégia, que já representa uma fatia significativa das ações da empresa, está alterando os bastidores do setor da moda — e também a atuação de seus profissionais.

Estando em 25 mercados na Europa, a empresa passou a produzir imagens de roupas, sapatos e acessórios para seu aplicativo e site com tecnologia de IA, capaz de criar visuais em três a quatro dias, um tempo bem menor que o tradicional ciclo de seis a oito semanas.

O impacto financeiro também é expressivo: segundo Matthias Haase, vice-presidente de soluções de conteúdo da Zalando, o corte de custos chega a 90%.

“Estamos usando IA para sermos reativos”, afirmou Haase, destacando que a relevância do conteúdo é mais importante que sua origem – se foi criado por humanos ou por máquinas.

IA redefine profissões e competitividade

A adoção da IA em larga escala, especialmente no marketing, levanta um alerta sobre o futuro de profissões como fotógrafos, designers e diretores de arte. Contudo, a visão apresentada por Haase vai além do temor de substituição. Para ele, a IA representa uma expansão de capacidade criativa, uma espécie de multiplicador de habilidades.

"As mentes criativas agora têm, em vez de duas mãos, seis mãos"Matthias Haase, vice-presidente de soluções de conteúdo da Zalando

Esse novo cenário exige que profissionais do marketing dominem ferramentas de IA, compreendam seu potencial e saibam integrá-las aos processos criativos.

Essa transformação abre espaço para novas funções no marketing e na moda:

  • Especialistas em prompt design
  • Supervisores de conteúdo sintético
  • Diretores criativos com foco em IA

Profissionais que souberem adaptar suas habilidades criativas ao uso estratégico da IA estarão melhor posicionados para ocupar espaços de liderança em suas áreas.

Domine a inteligência artificial para sair na frente da concorrência

A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.

Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.

Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Cidadania italiana: país se prepara para votação decisiva que pode mudar regras para imigrantes

Mark Zuckerberg não quer mais fazer amigos. Agora, ele quer substituí-los por IA

Estes são os profissionais que as empresas estão 'desesperadas' para contratar; veja se é um deles

7 profissões para quem quer trabalhar com pesquisa de mercado