Home office: novo formato de trabalho tem indícios de que veio para ficar (Irina_Strelnikova/Getty Images)
Victor Sena
Publicado em 4 de dezembro de 2020 às 17h01.
Última atualização em 4 de dezembro de 2020 às 17h08.
Desde março, o número de vagas que oferecem a possibilidade de trabalhar de forma totalmente remota subiu 215%, de acordo com o site de empregos Indeed. Em novembro, 6,3% das vagas de emprego no site continham termos relacionados a trabalho à distância, ante 2% em 1° de março, antes do início da pandemia, que forçou as empresas a colocar seus funcionários para trabalhar de casa.
Quer trabalhar na área de tecnologia? Aprenda data science e python do zero. Comece agora!
A procura por esse tipo de vaga pelo profissionais também aumentou. Entre as vantagens para as empresas está a redução de custos com espaços físicos. A tendência deve se manter mesmo após o fim da pandemia, causando uma "nacionalização da carreira".
Uma pesquisa da empresa Ticket, divulgada em novembro, mostra que 44% dos trabalhadores não querem um retorno total às atividades e 28% dos participantes consideram mudar para outra cidade.
O novo formato de trabalho tem indícios de que veio para ficar. Na opção de buscar por vagas, o site Indeed já oferece um filtro em que é possível selecionar a opção de trabalho remoto.
No site e no aplicativo da empresa Vagas.com.br, também há a mesma opção. Na empresa, a atualização foi feita no início da pandemia.
Entre as profissões com mais vagas para trabalho remoto, programador e desenvolvedor são os dois cargos com trabalho remoto com mais postagens. As duas profissões estão entre as que tiveram aumento de oportunidades nesta pandemia.
1. Programador e desenvolvedor
2. Desenvolvedor back-end
3. Desenvolvedor front-end
4. Vendedor
5. Desenvolvedor Java
6. Designer
7. Desenvolvedor PHP
8. Desenvolvedor mobile
9. Engenheiro
10. Representante comercial