inteligência-artificial (Userba011d64_201/Getty Images)
Redatora
Publicado em 21 de agosto de 2025 às 14h20.
Muita gente digita no ChatGPT como se estivesse conversando com uma pessoa real, incluindo finalizar prompts com ponto de interrogação, simulando uma pergunta para outra “pessoa”.
Mas, ao contrário de um diálogo humano, essa escolha muda a forma como o modelo interpreta o pedido.
Quando você escreve algo como “Pode me dar ideias de negócios?”, a IA tende a assumir que deve responder de forma curta e objetiva, como em uma troca de mensagens rápidas.
Ou seja, você recebe respostas mais rasas, sem a profundidade que teria se tivesse formulado o comando em forma de instrução clara.
O ponto de interrogação é interpretado como um convite para resposta direta, não como um pedido de construção elaborada. Isso reduz as chances de o ChatGPT:
Na prática, você perde a capacidade de detalhar, expandir e cruzar ideias, motivos pelos quais a IA se torna útil no dia a dia.
A melhor alternativa é transformar sua pergunta em uma instrução clara e aberta. Veja a diferença:
Ao estruturar o prompt como instrução em vez de pergunta, você dá mais contexto e direcionamento, e a IA responde com mais profundidade, clareza e criatividade.
Apenas R$37: treinamento em Inteligência Artificial promovido pela EXAME e Saint Paul
A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios , um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Ao se inscrever, você ainda receberá bônus exclusivos para aprofundar seus estudos e um certificado assinado pela EXAME e Saint Paul, que agregará em muito ao currículo.
As matrículas estão abertas com um investimento único de R$37,00. Clique no botão abaixo e garanta sua vaga agora mesmo.