Resposta de Diogo Arrais, professor do Damásio Educacional *
O bom e velho “futebolês”, de vez em quando, notifica o mundo da língua portuguesa com jogadas malsucedidas. Vejamos mais uma “bola fora”:
“Adriano rescinde com o Atlético e deixa o clube sem futuro definido”
Tudo bem que a campanha do clube, na Copa Libertadores, não foi gloriosa; Adriano, o famoso Imperador, apesar de marcar gol, também não foi sinônimo de sucesso.
Sobre a questão linguística, de acordo com a manchete citada, especificamente, pergunta-se: quem está “sem futuro definido”? Adriano ou o Atlético?
Eita! Ocorreu a conhecida ambiguidade – quando a expressão toma mais de um sentido, denotando incerteza.
No entanto, uma simples atitude sintática (de ordem) torna o texto claro, objetivo:
"Adriano, sem futuro definido, rescinde com o Atlético e deixa o clube"
Caso o escritor queira especificar o futuro do time, vale a seguinte sugestão de redação:
“Atlético, sem futuro definido, rescinde com Adriano e o atleta deixa o clube”
Como a incerteza futurística, em tese, é aplicada ao atleta, a primeira redação seria o título mais adequada.
Com ambiguidade é assim: se vacilar, é pênalti!
Um abraço, até a próxima e siga-me pelo Twitter!
Diogo Arrais é professor de língua portuguesa do Damásio Educacional e autor gramatical pela Editora Saraiva.
Quer participar do dicas de português? Então, envie suas dúvidas para o e-mail examecarreira@abril.com.br
-
1. 7 apps para aprender uma nova língua
zoom_out_map
1/9 (the measure of mike / Flickr)
Existem inúmeros motivos para aprender uma nova língua: a Copa do Mundo, uma viagem para o exterior ou aumentar as oportunidades de emprego. Hoje, ir até uma escola de idiomas é apenas uma das opções para isso. É possível aprender bastante com apps disponíveis para tablets, smartphones e computadores. O Downloads INFO traz uma lista com sete aplicativos que irão ajudar quem quer começar a aprender uma língua estrangeira. Aliás, tem até um app para libras, a língua de sinais. Confira!
-
2. Duolingo
zoom_out_map
2/9 (Reprodução/Duolingo)
Este webware, que conta também com versão para iOS e Android, é ótimo para brasileiros que querem aprender inglês. Ele traz lições que vão do nível mais básico até um avançado, e ensina de números a pronomes e conjugações. As tarefas apresentadas pelo Duolingo envolvem traduzir termos básicos, entender a pronúncia de palavras e montar frase, sempre de acordo com o nível escolhido pelo aluno. O sistema funciona mais ou menos como um jogo de perguntas e respostas: você tem três "vidas" no começo, que representam a quantidade de vezes que pode errar. Se perder todas, terá que começar a atividade novamente. Além de inglês para brasileiros, o Duolingo oferece aulas de espanhol, francês, alemão e italiano para quem sabe inglês.
-
3. Pili Pop
zoom_out_map
3/9 (Reprodução/Pili Pop)
Pili Pop é um app com conteúdo pago, feito para crianças aprenderem inglês. Com um visual colorido e chamativo, o aplicativo apresenta, inicialmente, seis fases, que funcionam mais ou menos como jogos. Elas são divididas por temas, e cada uma ensina, de forma diferente, uma série de palavras relacionadas ao assunto. O sistema de pontos tenta incentivar a repetição da fase, mais ou menos como acontece em Angry Birds. Enquanto não atinge o máximo na pontuação (três estrelas) e aprende todas as palavras possíveis, o jogador pode tentar de novo e de novo e, dessa forma, acaba decorando tudo que é ensinado no exercício. O Pili Pop lançou também uma versão especial de natal no ano passado, o Pili Pop Christmas, em que o conteúdo é gratuito porém menos extenso.
-
4. Babbel
zoom_out_map
4/9 (Divulgação/Babbel)
Babbel é uma ferramenta em que o usuário aprenderá um vocabulário básico no idioma. São de 2000 a 3000 vocábulos para cada idioma. Os exercícios envolvem audição, leitura, pronúncia, escrita e reconhecimento de figuras. Nos apps, é possível aprender palavras sobre assuntos variados, de comidas e bebidas, a esportes, comunicação, cultura e mundo digital. É possível também estudar na web, mas o módulo gratuito online é bem curto. Para seguir no curso de inglês, é necessário pagar 9,94 euros por mês. Além de inglês, já estão disponíveis cursos de alemão, espanhol, italiano, francês, sueco, turco, holandês, polonês e indonésio
-
5. Flip
zoom_out_map
5/9 (Reprodução/Flip)
Flip é uma ferramenta para brasileiros ampliarem o vocabulário em inglês. O serviço custa R$ 29 por mês, mas pode ser testado gratuitamente por 7 dias. Em primeiro lugar, o usuário assinala o seu nível de fluência na língua de acordo com seu conhecimento de algumas palavras. O aplicativo funciona basicamente mostrando frases e destacando uma palavra específica dentro dela. Então, é apresentada uma definição bem completa da palavra em destaque (com exemplos de como pode ser usada e outras dicas). Depois que diversas palavras são apresentadas, exercícios simples testam se o usuário memorizou o conteúdo ensinado. Por meio de um sistema de pontos, o usuário pode avaliar o quanto estudou num determinado período e estabelecer metas diárias, por exemplo.
-
6. ProDeaf Móvel
zoom_out_map
6/9 (Reprodução/ProDeaf Móvel)
O ProDeaf Móvel é um aplicativo para Android e iOS que traduz a voz para Libras, a língua brasileira de sinais. Desenvolvido pelos brasileiros da ProDeaf, o app usa um banco de dados de milhares de sinais que são atualizados automaticamente. Ele os demonstra na tela usando um boneco em 3D. As falas são reconhecidas pelo sistema do Google e transformadas em sinais, reproduzidos pelo personagem. Por usar o recurso de reconhecimento de voz do Google, o ProDeaf Móvel requer conexão com a internet para fazer essas traduções. No entanto, o app conta com um dicionário prático, que traz um banco de dados de palavras que pode ser usado mesmo offline.
-
7. Voxy
zoom_out_map
7/9 (Divulgação/Voxy)
Aprender com o que se passa ao seu redor. Essa é a proposta da Voxy. A interface mistura instruções em português com atividades em inglês. Ao clicar em Comece aqui, ele prepara sua lição, buscando uma notícia, vocabulário e testes. O texto em inglês (ou seja, é preciso já ter conhecimento do idioma) traz palavras sublinhadas, com tradução e áudio. Ao clicar em Pratique, é possível revisar o que foi aprendido e testar a pronúncia. Um recurso interessante é o Câmera. Ele identifica o objeto que você fotografa e mostra seu nome em inglês. Também é possível fazer aulas com professores via Skype, com duração de 15, 30 ou 60 minutos. O programa é gratuito, mas vários de seus recursos são pagos, com itens a partir de 0,99 dólar.
-
8. Rosetta Course
zoom_out_map
8/9 (Reprodução/Rosetta Course)
Rosetta Course é um aplicativo para aprender diversas línguas com recursos bastante variados. Em cada língua, há diversos níveis e em cada um algumas unidades. Dentro de cada unidades, há várias lições. Portanto, o aprendizado é bastante completo. Entre as lições, existem variações de vocabulário, pronúncia, gramática, leitura e escrita. Cada uma tem um tempo que varia, mas gira em torno de 10 minutos. Além disso, existem lições principais em cada unidade, com recursos de todas as anteriores, que acabam levando mais tempo. São 24 línguas disponíveis para aprendizado, incluindo mais comuns como inglês, espanhol e francês, assim como mais inusitadas como grego, persa e vietnamita. Para habilitar o conteúdo completo de cada língua, é preciso comprar algum dos pacotes no site.
-
9. Veja também
zoom_out_map
9/9 (Divulgação)