EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 11 de maio de 2012 às 19h19.
São Paulo – Nos Estados Unidos, as mães têm direito a 12 semanas de licença maternidade, mas, por não serem remuneradas durante esse período, muitas mulheres decidem voltar mais cedo para o trabalho.
Segundo pesquisa do site Career Builder, o número de mulheres que não aproveita a licença em sua totalidade aumentou desde a última pesquisa, também realizada na semana do dia das mães. Ainda que a maioria das mães com filhos de menos de três anos afirmem que tiraram mais de oito semanas de licença, 12 % contou que tirou duas semanas ou menos. Já 40% disse que tirou entre duas a seis semanas.
Em geral, as novas mães reclamam de um ambiente de trabalho bastante competitivo – elas não se sentem à vontade para ficar tanto tempo longe da carreira. Muitas mulheres também comentaram que seus cargos são muito exigentes e, por isso, elas precisariam voltar logo ao batente.
Uma vez passado o período de licença, a vida das mães não fica mais tranquila: metade delas afirmou que consegue passar quatro horas ou mais a cada dia com sua família. Entretanto, 28% disse que fica apenas duas horas ou menos em casa com seus familiares.