Carreira

Trabalho presencial deve prevalecer em 2025, diz pesquisa

Empresas citam trabalho em equipe e melhorar a comunicação como alguns dos motivos pela volta completa do presencial

Metade dos entrevistados citou o desejo de fortalecer a cultura da empresa (Fabiano Accorsi/VOCÊ S/A)

Metade dos entrevistados citou o desejo de fortalecer a cultura da empresa (Fabiano Accorsi/VOCÊ S/A)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 27 de dezembro de 2024 às 09h03.

Tudo sobreHome office
Saiba mais

Muitos chefes já planejam pedir aos funcionários que passem mais tempo no escritório no ano que vem.

Em uma pesquisa recente da Resume.org, quase 75% dos executivos de empresas que já implementaram alguma forma de política de volta ao escritório disseram que exigiriam que os trabalhadores estivessem no escritório pelo menos três dias por semana até o final de 2025.

Segundo o Business Insider, a pesquisa de novembro com 900 líderes empresariais ressalta uma tendência geral de chefes exigindo ver mais pessoas interagindo fisicamente.
Amazon, AT&T e Starbucks já estão com essa tendência.

Na pesquisa da Resume.org, 73% dos entrevistados cujas empresas já têm uma regra de retorno ao escritório disseram que exigiriam que os trabalhadores se apresentassem no escritório pelo menos três vezes por semana até o final de 2025. Quase um em cada três espera exigir que os trabalhadores venham todos os dias úteis, enquanto apenas 2% esperam permitir que os trabalhadores apareçam uma vez por semana ou menos.

Embora muitos empregadores que chamam os trabalhadores de volta ao escritório apontem para a produtividade — como os entrevistados fizeram na pesquisa Resume.org — estar pessoalmente não necessariamente aumenta o quanto é feito, disse Nicole Kyle, que pesquisa o futuro do trabalho.

Ela contou ao Business Insider que muitos estudos sugerem que a produtividade e o desempenho não mudam drasticamente quando os trabalhadores não estão lado a lado. Em vez disso, essas métricas podem permanecer estáveis ​​ou até mesmo aumentar se uma organização permitir mais trabalho remoto ou híbrido, disse Kyle.

Vários estudos chegaram a conclusões conflitantes sobre como o trabalho remoto, híbrido ou totalmente no escritório impacta a produtividade — e um fator complicador pode ser a questão de como melhor definir ou medir a produtividade.

Os chefes podem não se importar se você pedir demissão

Em alguns casos, os funcionários têm resistido — muitas vezes sem sucesso — às exigências dessa política do trabalho presencial.

Na pesquisa, cerca de um terço dos chefes disseram que estavam preocupados que os funcionários iriam pedir demissão por causa das políticas do trabalho presencial, enquanto 49% disseram que não estavam muito preocupados ou não estavam preocupados. Dos entrevistados, 18% estavam incertos.

Cerca de 70% dos executivos disseram que o motivo para ter os funcionários "de volta à vida real" é promover a colaboração e o trabalho em equipe. Quase 60% disseram que a mudança visava melhorar a comunicação. E cerca de metade apontou o desejo de fortalecer a cultura da organização e aumentar a produtividade.

Na pesquisa Resume.org, 40% entrevistados disseram que queriam usar o espaço do escritório que, de outra forma, poderia ficar inativo.

É compreensível que os chefes não queiram deixar imóveis caros sem uso, embora regras rígidas no escritório também possam ter um custo.

Pesquisadores da Universidade de Pittsburg relataram recentemente que as empresas do S&P 500 que exigem que os trabalhadores retornem ao escritório experimentam taxas altas de trabalhadores pedindo demissão e têm mais dificuldade em preencher vagas.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que saem são geralmente mulheres, mais experientes ou mais qualificados. As descobertas são baseadas nos históricos de emprego de mais de 3 milhões de trabalhadores de tecnologia e finanças, conforme relatado no LinkedIn.

Acompanhe tudo sobre:Guia de CarreiraHome officefuturo-do-trabalho

Mais de Carreira

Você fala estas 12 frases com frequência? Isso indica uma alta inteligência emocional

5 profissões para quem gosta de artes plásticas

Seis habilidades essenciais de liderança — e como desenvolvê-las

Como responder 'Como você lida com prioridades conflitantes?' na entrevista de emprego