Carreira

Trabalhar 7 dias consecutivos é contra a lei?

Descanso semanal é obrigatório ou é possível negociar? Veja a resposta da advogada Sônia Mascaro

Profissional cansada: ter um dia folga na semana é direito garantido por lei (Thinkstock/Divulgação)

Profissional cansada: ter um dia folga na semana é direito garantido por lei (Thinkstock/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2015 às 11h01.

*Resposta de Sônia Mascaro Nascimento, sócia do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista e diretora do Núcleo Mascaro

A legislação trabalhista brasileira assegura diversas formas de descanso para o trabalhador. Entre outras, um período de intervalo mínimo entre duas jornadas de trabalho, férias e descanso semanal remunerado - um dia de folga na semana, sem prejuízo da remuneração.

O dia de folga deverá ser preferencialmente aos domingos. Em alguns casos, a lei autoriza que seja concedido em outro dia da semana. Por exemplo, diante da necessidade do serviço aos domingos, quando houver prévia autorização do Ministério do Trabalho e Emprego.

Contudo, sempre será obrigatório que haja uma folga na semana. Se o colaborador trabalhar no domingo, ele deverá folgar em outro dia. Assim, se ele trabalhar sete dias consecutivos terá ocorrido infração à legislação trabalhista e o empregador deverá pagar o dia de folga trabalhado em dobro. Esse entendimento, inclusive, já está consolidado na Orientação Jurisprudencial n. 410 da SDI-1 do TST.

Essa medida é justificada pelo fato do descanso periódico ser fundamental para a saúde física e mental do trabalhador. A folga não pode ser suprimida nem mesmo por convenção coletiva de trabalho, pois se trata de direito que não pode ser negociado ou renunciado pelo colaborador.

Acompanhe tudo sobre:LegislaçãoLeis trabalhistas

Mais de Carreira

Como responder "Como você lida com tarefas fora da sua zona de conforto?" na entrevista de emprego

Essas profissões do mercado financeiro vão bombar em 2025, diz estudo; salários chegam a R$ 86 mil

5 dicas para melhorar a comunicação em equipes remotas

3 coisas que você pode aprender com Jeff Bezos sobre como tomar decisões inteligentes