Carreira

Trabalhador com Covid-19 que vai ao trabalho pode ser demitido?

Um funcionário com diagnóstico de Covid-19 que for ao escritório pode colocar em risco a saúde de todos. O que a empresa pode fazer?

Teste de Covid-19: se o empregado desrespeita as regras de segurança, ele poderá ser punido (Wolfgang Rattay/REUTERS/Reuters)

Teste de Covid-19: se o empregado desrespeita as regras de segurança, ele poderá ser punido (Wolfgang Rattay/REUTERS/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2021 às 12h23.

Marcelo Mascaro, sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista

Toda empresa tem o dever de assegurar um ambiente de trabalho seguro, hígido e saudável aos trabalhadores. Para isso existem diversas normas previstas na legislação trabalhista que não só devem ser respeitadas pelo empregador como ele também deve exigir sua observância por seus empregados.

Aprofunde-se no marketing digital 6.0 e domine estratégias de posicionamento e negócios na internet. Saiba como! 

Isso significa que não basta a própria empresa cumprir as regras de segurança, ela ainda tem a obrigação de verificar se seus trabalhadores a cumprem, uma vez que é sua a responsabilidade pelo meio ambiente de trabalho. Um exemplo diz respeito ao uso de Equipamento de Proteção Individual.

Além de fornecer o equipamento, a empresa tem a obrigação de fiscalizar seu uso pelos trabalhadores.

Caso, porém, o empregado desrespeite as regras de segurança ele poderá ser punido com advertência, suspensão ou ser dispensado por justa causa.

Na maior parte das situações, existe uma gradação entre as punições, de modo que primeiro o trabalhador é punido com a advertência e se reincidente na falta será punido com a suspensão e posteriormente com a justa causa.

Não obstante, se a falta cometida for grave o suficiente para quebrar totalmente o vínculo de confiança entre empresa e empregado, poderá ser dada a justa causa mesmo sem nenhuma punição anterior.

É a hipótese do trabalhador que sabendo ter sido diagnosticado com a Covid-19 ainda assim comparece ao trabalho. Trata-se de conduta totalmente imprudente e que coloca em risco a saúde de todos presentes no local de trabalho, não podendo ser tolerada pelo empregador, que como já afirmado tem o dever de manter o ambiente de trabalho seguro.

Ademais, a gravidade da conduta do empregado justifica sua dispensa sem justa causa mesmo sem qualquer punição anterior.

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusDicas de carreiraDireitos trabalhistas

Mais de Carreira

Para executivo da Amazon, 'IA não veio tirar empregos, mas sim tirar tarefas'

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?