Carreira

Tire suas dúvidas sobre a inscrição para o concurso dos Correios

Depois do cancelamento das provas no ano passado, o edital para novo processo de seleção deve sair nos próximos dias

Edital para novo processo de seleção para 9 mil vagas dos Correios sai nos próximos dias (Lia Lubambo/ Arquivo EXAME)

Edital para novo processo de seleção para 9 mil vagas dos Correios sai nos próximos dias (Lia Lubambo/ Arquivo EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2011 às 09h29.

São Paulo - Desde o anúncio feito na semana passada pelo ministro das comunicações, Paulo Bernardo, de que o novo edital para concurso público dos Correios sairá nos próximos dias, muitos candidatos questionam se as inscrições terão alguma relação com a seleção que foi cancelada em dezembro último. 

O concurso público anterior, com edital publicado em 2009 e prova marcada para 28 de novembro, foi cancelado após ter o contrato com a organizadora Cesgranrio questionado pelo Ministério Público Federal.

1. Como me inscrevo para o próximo concurso dos Correios?

O edital com as informações sobre o novo concurso, “como período de inscrição, valor da taxa, data da realização das provas e o conteúdo programático das disciplinas que serão objeto das provas serão informados nos próximos dias", segundo a assessoria dos Correios.

Serão oferecidas mais de 9 mil vagas, sendo 796 são para analistas de correios – cargo que exige nível superior – e 48 para a carreira de medicina e segurança do trabalho. Para os cargos de nível superior, há vagas para engenheiros, advogados, analistas de sistemas, psicólogos e administradores, entre outros.

2. As inscrições do último concurso terão validade para a próxima seleção?

Não. Com a disputa judicial, os Correios atenderam à recomendação do MPF e decidiram devolver, desde janeiro, as taxas de inscrição dos 1.064.209 candidatos ao concurso que foi revogado no ano passado. Aqueles que desejam se candidatar ao novo processo de seleção deverão se inscrever novamente.

“Novos concursos exigirão pagamento de novas taxas”, informou a assessoria dos Correios.

3. Como pedir devolução da taxa de inscrição do concurso de 2010?

Os candidatos inscritos no processo de seleção cancelado (concurso de nº 600 620/2009) podem pedir o dinheiro da taxa de inscrição de volta até 11 de abril, nas agências dos Correios. É necessário apresentar o documento de identidade utilizado ao se inscrever e o comprovante de inscrição, se possível. No caso das inscrições pela internet, o candidato deve informar também o número do CPF.

Quem se inscreveu por procuração, deve apresentar cópia da procuração, cópia do documento oficial de identidade do procurador e ainda o documento de identidade original do candidato.


Os candidatos que ainda têm dúvidas sobre a devolução do valor pago devem entrar em contato com a Central de Atendimento dos Correios, nos telefones 3003-0100 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800-725-7282 (para as demais localidades).

Segundo a assessoria dos Correios, apenas cerca de metade dos candidatos (57,74%) já haviam recebido a devolução da taxa de inscrição até 10 de março.

4. Quando será realizado o novo concurso?

O concurso público para os Correios está na lista dos processos de seleção que não foram afetados pelo corte no orçamento, porque a empresa possui orçamento próprio. A Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) informou, em nota no Diário Oficial da União na última segunda-feira (14), que a FUB (Fundação Universidade de Brasília) será a responsável pela realização do concurso.

Após a divulgação do edital nos próximos dias, a expectativa é de que as provas sejam realizadas ainda neste semestre e que as contratações sejam feitas até o fim do ano.
 

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosConcursosConcursos públicosCorreiosEmpresasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasServiços

Mais de Carreira

“Passei, mãe!". Ela pagou cursinho com mãe vendendo lanche na rua e é aprovada em medicina na UERJ

“Se as empresas não mudarem, no futuro deixarão de existir”, afirma professor dos EUA

Vale a pena mesmo amar seu trabalho?

Executiva revela cinco perguntas que todos os líderes devem fazer a seus liderados