O mercado de trabalho brasileiro se prepara para um 2025 marcado por crescimento moderado e grandes oportunidades no setor de tecnologia. Segundo projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia do país deve crescer 2,2% no próximo ano, enquanto a taxa de desemprego deve estabilizar-se em torno de 7,2%.
Em um cenário de ajuste econômico e busca por inovação, posições gerenciais em tecnologia estão na mira das empresas, destaca o Grupo Hub, consultoria de RH especializada em recrutamento e desenvolvimento de pessoas.
O setor de tecnologia deve liderar a geração de empregos em cargos gerenciais em 2025, impulsionado pela aceleração da transformação digital e pela demanda crescente por inovação, segundo Victor Fazzio, sócio sênior da consultoria. "Profissionais que combinam habilidades técnicas com visão estratégica terão um diferencial competitivo no mercado", afirma Fazzio.
Áreas em alta e os cargos mais procurados
O crescimento em inteligência artificial (IA), segurança cibernética, big data e blockchain está transformando as necessidades do mercado. Veja os cargos mais promissores para 2025:
- Chief Technology Officer (CTO): será peça-chave para liderar a estratégia tecnológica e impulsionar a inovação em produtos e serviços digitais, especialmente em um mercado que exige adaptação constante.
- Especialista em Inteligência Artificial (IA): com a IA se consolidando como motor de eficiência e personalização em setores como saúde e finanças, esses profissionais serão essenciais para criar modelos éticos e eficazes.
- Diretor de Segurança da Informação (CISO): o aumento de ataques cibernéticos eleva a importância do CISO, responsável por proteger os dados sensíveis das empresas e implementar estratégias robustas de segurança.
- Especialista em Cyber Security: além de mitigar riscos cibernéticos, esses profissionais garantem a conformidade com regulamentações como a LGPD (Brasil) e GDPR (Europa), áreas de crescente complexidade.
- Gerente de Data Science: empresas que utilizam dados de forma intensiva crescem acima da média do mercado, conforme a McKinsey. Esses líderes transformarão dados em insights estratégicos para decisões de alto impacto.
- Analista de Dados/Big Data: o profissional que consegue extrair insights valiosos de grandes volumes de dados será crucial para apoiar decisões estratégicas e identificar novas oportunidades.
- Gerente de Analytics: além de supervisionar análises de dados, este profissional alinha descobertas analíticas aos objetivos corporativos, traduzindo números em ações concretas.
- Engenheiro/Especialista de Cloud: com a migração contínua para a nuvem, engenheiros especializados em Cloud são indispensáveis para otimizar e garantir a segurança das infraestruturas digitais.
As habilidades mais valorizadas
Além do domínio técnico, as empresas buscarão profissionais com competências em liderança adaptativa, gestão de mudanças e visão estratégica. “Essas qualidades são essenciais para enfrentar um mercado dinâmico e competitivo”, afirma Fazzio.
Como se preparar
Para quem almeja crescer nesses setores, investir em qualificação técnica e no desenvolvimento de soft skills é o caminho. “Certificações em áreas específicas como IA, segurança cibernética e big data, aliadas a experiências práticas, podem ser decisivas. Além disso, cursos em liderança e estratégia podem abrir portas para cargos gerenciais e de diretoria”, afirma Fazzio.
-
1/7
(Ferramenteiro - cerca de 2,6 milhões de anos: Pelos registros arqueológicos já encontrados, a produção de ferramentas foi iniciada na Etiópia há mais de 2 milhões de anos, o que significa que essa é a profissão mais antiga do mundo)
-
2/7
(• Contadores de história - cerca de 200.000 anos: surgiram no continente africano transmitindo suas narrativas por meio da história oral.)
-
3/7
(• Alfaiates - entre 100.000 e 500.000 anos: antropólogos estimam que as roupas surgiram em diferentes locais do continente africano entre 100.000 anos e 500.000 anos atrás)
-
4/7
(Artistas - cerca de 50.000 anos: As pinturas rupestres mais antigas já encontradas foram feitas por um neandertal, na caverna de Altamira, na Espanha.)
-
5/7
Curly brunette woman with glasses, wearing a mustard yellow sweater, playing transverse flute outdoor in nature
(Músico - cerca de 40.000 anos - Os instrumentos mais antigos de que se tem registro foram encontrados na região em que se localiza a caverna Hohle Fels, na Alemanha. Em escavações, foram recuperadas várias flautas que datam do período paleolítico.)
-
6/7
Architect and construction worker having work meeting at construction site
(Empreiteiro - entre 10.000 e 15.000 anos: O estabelecimento de comunidades com habitação fixa na Antiga Mesopotâmia veio acompanhado da necessidade de construir assentamentos para essas populações, o que levou ao nascimento do ofício dos(as) construtores(as))
-
7/7
Shot of a young man holding a crate of freshly picked produce on a farm
(Agricultor - entre 12.000 e 13.000 anos: Devido à mudança das formas de ocupação territoriais nômades para “sedentárias”, a Antiga Mesopotâmia também foi palco do nascimento da profissão de agricultor.)
Esta matéria foi publicada no dia 26 de novembro de 2024. Clique aqui para ver a matéria original.