Carreira

Tatiane Spitzner foi vítima de uxoricídio. Sabe o que significa?

Para além de feminicídio, morte da jovem advogada também é classificada como uxoricídio. Professor de português explica o que significa

Tatiane Spitzner e o marido : ele foi denunciado pela morte da advogada (Facebook/Tatiane Spitzner/Reprodução)

Tatiane Spitzner e o marido : ele foi denunciado pela morte da advogada (Facebook/Tatiane Spitzner/Reprodução)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 7 de agosto de 2018 às 15h00.

Última atualização em 7 de agosto de 2018 às 15h00.

Confesso que as notícias ruins abalam meu dia, minha energia. Algumas delas, no entanto, não são ruins, são abomináveis, como a da morte da jovem advogada Tatiane Spitzner.

Fui ao dicionário Aurélio, em sua mais recente edição, procurar o sentido de "feminicídio": termo não encontrado. No Aulete e no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, o termo também ainda não existe, sendo tratado como um neologismo: uso de palavra ou expressão nova, geralmente com base em léxico, semântica e sintaxe preexistentes, na mesma língua ou em outra.

Apesar de o uso dessa palavra não ser tão recente assim, é - no mínimo - educativo e emergencial que a nossa sociedade conscientize-se sobre o horrendo "feminicídio": crime previsto no Código Penal Brasileiro, quando cometido contra a mulher por razões da condição de sexo feminino; morte de uma mulher por razões de gênero ou pelo menosprezo ou discriminação à condição de mulher que é qualificadora do homicídio.

Em artigo jurídico de Francisco Dirceu Barros, pude encontrar as seguintes terminologias:

a) femicídio: morte de uma mulher;
b) feminicídio: morte de uma mulher por razões de gênero ou pelo menosprezo ou discriminação à condição de mulher que é qualificadora do homicídio;
c) uxoricídio: assassinato em que o marido mata a própria esposa;
d) parricídio: assassinato pelo filho do próprio pai;
e) matricídio: matar a própria mãe;
f) fratricídio: matar o próprio irmão;
g) ambicídio: quando as mortes decorrem de um pacto."

Além disso, nas mídias sociais, infelizmente é vista banalizada outra palavra, com lamentável significação e sobre a qual precisamos refletir muito: "misoginia".

Com registro sim nos nossos principais dicionários, misoginia, substantivo feminino, compreende o ódio, desprezo ou repulsa ao gênero feminino e às características a ele associadas, sejam mulheres ou meninas; violência contra a Mulher. O antônimo é "filoginia".

Antes de este espaço ser sobre a nossa Língua Portuguesa, é um espaço sobre quem a usa: pessoas. Nós precisamos lutar juntos para que os crimes contra a Mulher possam ser eliminados da Sociedade. Que o respeito - o mínimo que um ser humano merece - exista de fato.

Ver nos principais jornais feminicídios e ações misóginas, tais como as contra Tatiana Spitzner e contra tantas outras mulheres, é triste. Triste demais. Pelo amor de Tudo, justiça! Somente com educação das novas e atuais gerações, poderemos ter um amanhã mais esperançoso.

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Autor Gramatical pela Editora Saraiva
Professor de Língua Portuguesa

Acompanhe tudo sobre:Dicas de PortuguêsFeminicídios

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo