Carreira

Cuide direito de sua pegada digital

A internet e as redes sociais não são espaços tão livres ou caóticos quanto se imagina. Para navegar, é preciso ter responsabilidade e consciência


	É preciso responsabilidade ao usar as redes sociais, já que sempre haverá alguém analisando seu comportamento online.
 (Reprodução)

É preciso responsabilidade ao usar as redes sociais, já que sempre haverá alguém analisando seu comportamento online. (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2013 às 15h44.

São Paulo - Estamos em Paris em 2020. Um jovem casal visita a capital francesa, que parece uma mistura de filmes e desenhos animados futuristas. Hologramas gigantescos espalhados pela cidade mostram a todos as poses, as caras e bocas dos namorados.

Inesperadamente, uma tempestade solar apaga a memória digital global. Sem a rede, o mundo regride 200 anos. O caos se instala. Esse é o roteiro do curta-metragem francês Memórias Perdidas, que questiona o que aconteceria se o mundo digital acabasse e perdêssemos todas as nossas informações. 

Em setembro, o filme A Inocência dos Muçulmanos, uma produção ofensiva, de quinta categoria, provocou protestos em todo o mundo árabe e levou ao assassinato do embaixador americano na Líbia. No mundo digital, existe uma linha tênue entre liberdade de expressão e falta de responsabilidade. É preciso cuidar do que se publica, é preciso conhecer sua pegada digital. Como anda sua privacidade? O que Google, Twitter e Facebook fazem com as informações sobre sua navegação?

Você concorda com a teoria de que "o mundo digital, quando você não paga por algo, a mercadoria é você"? Sempre haverá alguém analisando seu comportamento online. Ao mesmo tempo, esconder-se atrás do véu do anonimato da rede é, no mínimo, falta de convicção em seus pensamentos. Lembre-se disso da próxima vez que fizer um comentário na rede. Aja com responsabilidade. 

Em uma conversa, o americano Eric Qualman, escritor e pesquisador, autor do livro Socialnomics, contou-me que nos Estados Unidos pesquisas apontam que 91% das empresas olham o perfil do candidato nas redes sociais. "Isso não é necessariamente ruim, porque a empresa quer um funcionário que esteja alinhado com a filosofia da companhia."

Ops! Em um dia infeliz cometeu um erro na rede? Limpe sua reputação digital com ferramentas como Privacy Score, PeopleSmart, Social Clean, Safe Sheperd, Allow ou DeleteMe. Use o CardMunch, no qual você tira a foto do cartão de visita e automaticamente ele entra em uma agenda de contatos, porque boas relações profissionais devem ser constantes.

Então, cuide de sua reputação online e offline, e da sua memória digital e real. Como diria George Orwell: "Em uma época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário". Relaxe, você está apenas em um filme chamado vida real. 

Gil Giardelli escreve sobre inovação digital e é professor do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM e da Miami Ad School. Também é presidente da Gaia Creative

Acompanhe tudo sobre:Edição 172InternetPrivacidadeRedes sociais

Mais de Carreira

“Passei, mãe!". Ela pagou cursinho com mãe vendendo lanche na rua e é aprovada em medicina na UERJ

“Se as empresas não mudarem, no futuro deixarão de existir”, afirma professor dos EUA

Vale a pena mesmo amar seu trabalho?

Executiva revela cinco perguntas que todos os líderes devem fazer a seus liderados