Carreira

Streaming de música ajuda a aumentar a produtividade

Serviço focus@will foi desenvolvido especificamente para silenciar o seu cérebro da forma certa


	Homem ouvindo música: serviço foca em negócios cognitivos e não em entretenimento
 (Bose Corporation)

Homem ouvindo música: serviço foca em negócios cognitivos e não em entretenimento (Bose Corporation)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2013 às 12h33.

Para quem costuma trabalhar ouvindo música e concorda que, com o som certo, a concentração aumenta, focus@will é um novo serviço de streaming de música desenvolvido especificamente para silenciar o seu cérebro da forma certa e entregar o que estão chamando de “produtividade sob demanda”.

Funciona assim: a maioria das pessoas consegue se concentrar em uma tarefa por no máximo 100 minutos contínuos, antes de uma pausa curta para um café ou banheiro. focus@will tem como objetivo aumentar a produtividade destes ciclos de 100 minutos tocando músicas que foram rigorosamente testadas para acalmar a parte do cérebro que é responsável pela emoção e pelas mensagens que tanto atormentam você para fuçar no celular, abrir o Facebook, fazer um lanche, ligar a TV ou deixar tudo para amanhã.

Na biblioteca, é possível escolher que tipo de música você prefere escutar: clássica, jazz, ambiente, etc. A seleção das faixas é baseada em um algoritmo que analisa características como velocidade, emoção, intensidade e arranjo e as coloca em uma sequência que dura o ciclo de 100 minutos de concentração contínua, cada uma com um papel específico no seu cérebro, como pode ser visto no gráfico abaixo.

focus@will não se posiciona como outro serviço de música na Internet similar ao Spotify ou Pandora, pois foca em negócios cognitivos e não de entretenimento. Ou seja, suas músicas não são para serem escutadas, mas para servirem de acompanhamento em atividades diárias que podem ser melhoradas com a ajuda do serviço.

Por enquanto, o site está em beta privado. O FastCompany liberou ao público um código de acesso que eles receberam para testar: fastcompanyfocus. Mas o serviço só está disponível para os EUA. Por isso, para usar, é preciso ter o TunnelBar instalado no seu computador, ou outro serviço semelhante, que ofereça acesso à Internet global.

Acompanhe tudo sobre:Artecarreira-e-salariosEntretenimentogestao-de-negociosIndústria da músicaMúsicaprodutividade-no-trabalho

Mais de Carreira

Para executivo da Amazon, 'IA não veio tirar empregos, mas sim tirar tarefas'

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?