Carreira

Ser legal no trabalho não traz sucesso, diz especialista de Stanford — veja como ganhar influência

Especialista de Stanford explica como conquistar respeito e influência no ambiente corporativo — habilidades-chave para crescer profissionalmente e ocupar cargos de liderança

 (Compassionate Eye Foundation/Getty Images)

(Compassionate Eye Foundation/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 26 de setembro de 2025 às 09h35.

Se o seu objetivo é crescer na carreira, ser apenas uma pessoa simpática no trabalho pode não ser o melhor caminho.

A afirmação vem de Jeffrey Pfeffer, professor de comportamento organizacional na Universidade Stanford e um dos maiores especialistas em liderança corporativa.

Segundo Pfeffer, gentileza não substitui performance. Muitos profissionais acreditam que ser querido entre os colegas é essencial para subir na hierarquia. Mas, na prática, quem define seu futuro na empresa são seus líderes e não seus colegas.

“Você foi contratado para fazer as coisas, não para ganhar um concurso de popularidade”, afirmou para CNBC Make It.

A recomendação do especialista é construir influência com quem tem poder de decisão, como seu chefe e, se possível, o chefe do seu chefe.

Elogiar iniciativas, pedir conselhos e mostrar que valoriza a visão da liderança são formas simples de criar conexões estratégicas. Pfeffer diz que esse posicionamento é essencial para quem deseja assumir cargos de liderança e gestão.

O profissional que quer ser promovido precisa entregar resultados, comunicar com clareza e tomar decisões com foco em performance. A simpatia, embora positiva, não pode ser o pilar da sua imagem profissional.

Quer acelerar sua carreira e assumir seu espaço como líder? O Pré-MBA “Os 3 Pilares da Liderança de Alto Nível para Negócios”, da EXAME | Saint Paul foi criado para quem deseja liderar com confiança, inteligência emocional e visão estratégica. Em apenas 4 aulas práticas (3 gravadas + 1 ao vivo), você vai dominar os pilares essenciais da liderança moderna. Com certificado de participação e investimento simbólico de R$37 (de R$299), este treinamento já transformou a trajetória de mais de 2.000 alunos. Não perca essa oportunidade de evoluir.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Liderança

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo