Carreira

Segredos que você precisa saber sobre como se tornar um CEO — ou apenas liderar um

Sem apoio emocional e estratégico do conselho, novos CEOs enfrentam crises de identidade e altas chances de fracasso

 (Sorbetto/Getty Images)

(Sorbetto/Getty Images)

Publicado em 26 de maio de 2025 às 11h54.

Liderar uma empresa como CEO é uma missão que vai muito além da competência técnica ou da experiência acumulada.

A nomeação para o cargo mais alto da hierarquia organizacional representa, sobretudo, uma transformação de identidade.

Trata-se de uma travessia emocional, estratégica e psicológica, que envolve o fim de uma antiga versão de si mesmo.

Fracasso precoce e a raiz invisível

Mais da metade dos CEOs recém-nomeados fracassam nos primeiros 18 meses. Em parte, a culpa é atribuída a incompatibilidades culturais e metas desalinhadas.

Mas há uma camada mais profunda: as transições provocam crises de identidade tanto no novo CEO quanto no restante da alta liderança.

Essa fase de instabilidade é o terreno fértil para inseguranças, especialmente quando o novo líder ainda tenta entender que tipo de CEO precisa — ou deve — ser.

Nesse cenário, o conselho deixa de ser apenas um fiscalizador e passa a ser um espelho da cultura da empresa, um guia e, sobretudo, um estabilizador psicológico.

O tripé do apoio efetivo

A atuação do conselho como parceiro estratégico e emocional se torna ainda mais crítica quando se considera a sensação de desequilíbrio de identidade enfrentada por CEOs em início de mandato.

A pressão para mostrar resultados, ao mesmo tempo em que se tenta descobrir qual o estilo de liderança mais adequado — transformador, conservador, empático, implacável —, torna esse início extremamente vulnerável.

Conselhos que reconhecem essa fragilidade e oferecem segurança psicológica criam as condições para o florescimento da liderança.

Esse tipo de apoio se dá em três frentes:

  • Alinhamento emocional e não apenas estratégico: o conselho precisa ter clareza sobre o tipo de liderança esperado.
  • Espaço seguro para vulnerabilidade e aprendizado: o CEO precisa sentir que pode errar sem ser punido.
  • Conexão com o propósito pessoal: quando o porquê do líder se alinha aos objetivos da empresa, o engajamento se multiplica.

Seja um líder de alta performance com esse treinamento

Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.

Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isso significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Liderança

Mais de Carreira

Utilize esses três comandos do ChatGPT para aprender qualquer coisa em qualquer área

Nunca comece um prompt no ChatGPT com “me ajude com”. Aqui está o motivo

De rapper a CEO: como ele construiu um império milionário no ramo da culinária

Ele é o bilionário mais jovem do mundo, ensinou à IA 'o que só humanos sabem' e gerou U$10 bi