Carreira

"Se alguém tivesse me falado...": 4 conselhos de líderes que valem para qualquer profissional

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, fundadoras e C-Levels compartilham dicas que gostariam de ter escutado no início de carreira

Mônica Hauck, cofundadora e CEO da Sólides: "Se pudesse voltar no tempo, diria: valorize o que é diferente. Crescemos com a complementaridade, não com perfis iguais" (Divulgação/Divulgação)

Mônica Hauck, cofundadora e CEO da Sólides: "Se pudesse voltar no tempo, diria: valorize o que é diferente. Crescemos com a complementaridade, não com perfis iguais" (Divulgação/Divulgação)

Publicado em 8 de março de 2025 às 08h08.

Última atualização em 8 de março de 2025 às 11h21.

Tudo sobreDicas de carreira
Saiba mais

A data não apenas reconhece as conquistas das mulheres ao longo da história e, no mundo corporativo, mas reforça também a importância da equidade de gênero. Mais do que uma homenagem, é um convite para incentivar a participação feminina nos negócios, garantir acesso a oportunidades e fomentar redes de apoio.

Nesta edição, reunimos cinco mulheres em posições de liderança que abriram caminho em diferentes setores e hoje compartilham conselhos práticos para quem deseja crescer na carreira.

Georgia Rivellino, diretora de Marketing e Produtos da Simpress

"Networking é essencial para a vida profissional e pessoal – e eu demorei para perceber isso. Construir uma rede de contatos, participar de eventos e manter conexões ativas são passos fundamentais para o sucesso. Iniciar um relacionamento profissional é fácil, mas cultivá-lo exige esforço e disciplina. Aprendi que incluir o networking na rotina, com tempo dedicado a fortalecer essas relações, faz toda a diferença para o crescimento na carreira."

Georgia Rivellino, diretora de Marketing e Produtos da Simpress (Georgia Rivellino/Divulgação)

Mônica Hauck, cofundadora e CEO da Sólides

"Se eu pudesse voltar no tempo, diria a mim mesma: valorize o que é diferente. No empreendedorismo, é comum buscarmos perfis semelhantes ao nosso, mas, na realidade, o que nos faz crescer é a complementaridade. Ter ao seu lado pessoas com visões e habilidades distintas impulsiona a inovação e fortalece a capacidade de enfrentar desafios. Aprender a reconhecer, valorizar e dar espaço para quem pensa diferente é um passo essencial para qualquer profissional e para o sucesso de qualquer negócio."

Mônica Hauck, cofundadora e CEO da Sólides (Monica-Hauck/Divulgação)

Patrícia Dib, CMO da Revo

"Um dos aprendizados mais valiosos que tive foi sobre negociar prazos e prioridades. No início da minha carreira, eu tentava entregar tudo o que me pediam, sem questionar, e muitas vezes isso me levava à exaustão. Com o tempo, percebi que nem todas as demandas têm o mesmo impacto para o negócio. Se eu tivesse aprendido a alinhar expectativas desde o início, poderia ter investido mais energia nas atividades estratégicas, em vez de tentar fazer tudo ao mesmo tempo."

Patrícia Dib, CMO da Revo (Patricia Dib/Divulgação)

Talita Zampieri, CMO da Superlógica

"Saiba pedir ajuda. Ter bons mentores acelera o aprendizado, evita erros comuns e abre portas. No começo, eu achava que precisava resolver tudo sozinha, até perceber que muitos profissionais de destaque estão dispostos a compartilhar conhecimento – basta uma abordagem aberta e sincera. Além disso, apoio feminino no mercado de trabalho é essencial. Já ouvi muitas vezes que a competição entre mulheres é inevitável, mas isso é um mito. A sororidade preserva carreiras, fortalece a saúde mental e nos leva ainda mais longe. Quando nós apoiamos, criamos oportunidades que antes pareciam inatingíveis."

Talita Zampieri, CMO da Superlógica (Talita Zampieri/Divulgação)

Acompanhe tudo sobre:Dicas de carreiraCEOsMulheresMulheres executivas

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo