Carreira

Apresentado por SANDOZ

Sandoz investe em informação para farmacêuticos e pacientes

Empresa promove treinamentos presenciais e a distância para todo o país; em 2017 serão mais de 20 000 pessoas capacitadas

Vencedores do Qualidade Profissional Sandoz recebem certificado na unidade da empresa no Paraná. Da esquerda para direita: Roniel dos Santos, de Altos (PI), Mônica Zafani, analista de marketing da Sandoz, Raquel Kraemer, de Orizona (GO), André Brázay, presidente da Sandoz Brasil, Débora Banci, de Presidente Prudente (SP), Dayana Paulo Lacerda, de Campina Grande (PB), Deuzamor Maquiné Costa, de Manaus (AM), Jéssica Giusti, de Jacinto Machado (SC), Rodrigo Salman, gerente de marketing da Sandoz, Emerson Assis Rodrigues, de Pancas (ES), Guilherme Barsaglini, diretor de marketing e inteligência de marcado da Sandoz, Eva Cruz, de Domingos Martins (ES) e Antônio Soares Barreto, de Taboão da Serra (SP) (Sandoz/Divulgação)

Vencedores do Qualidade Profissional Sandoz recebem certificado na unidade da empresa no Paraná. Da esquerda para direita: Roniel dos Santos, de Altos (PI), Mônica Zafani, analista de marketing da Sandoz, Raquel Kraemer, de Orizona (GO), André Brázay, presidente da Sandoz Brasil, Débora Banci, de Presidente Prudente (SP), Dayana Paulo Lacerda, de Campina Grande (PB), Deuzamor Maquiné Costa, de Manaus (AM), Jéssica Giusti, de Jacinto Machado (SC), Rodrigo Salman, gerente de marketing da Sandoz, Emerson Assis Rodrigues, de Pancas (ES), Guilherme Barsaglini, diretor de marketing e inteligência de marcado da Sandoz, Eva Cruz, de Domingos Martins (ES) e Antônio Soares Barreto, de Taboão da Serra (SP) (Sandoz/Divulgação)

PG

Paula Gondim

Publicado em 16 de outubro de 2017 às 18h35.

Última atualização em 28 de maio de 2020 às 15h39.

O setor farmacêutico é um dos que mais crescem e geram emprego no país. E, com o aquecimento do varejo, a capacitação dos funcionários passa a representar um dos principais desafios do segmento. É por isso que a Sandoz, divisão de genéricos e biossimilares da Novartis, passou a investir em treinamento qualificado, seja de forma presencial ou online.

Presente em mais de 70 000 farmácias em todo o Brasil, a companhia entende que proporcionar capacitação a farmacêuticos e profissionais de atendimento significa levar acesso a um melhor serviço para os estabelecimentos e mais informação aos pacientes. Com foco nessa estratégia, em 2017, a Sandoz vai fechar o ano treinando cerca de 20 000 pessoas, um aumento de quase 100% em relação ao ano anterior. Logo, se depender da empresa, não haverá espaço para a baixa qualificação no setor.

“É parte da nossa estratégia levar acesso a informações qualificadas e conhecimento a profissionais de todo o país, tanto de grandes grupos de farmácias como de pequenos estabelecimentos do interior do Brasil. Dessa forma, apoiamos o crescimento sustentável da cadeia farmacêutica, elevando a qualidade do atendimento e beneficiando pacientes”, informa Guilherme Barsaglini, diretor de marketing e inteligência de mercado da Sandoz.

Presença online

Alinhada às novas tecnologias e tendências em educação continuada, a Sandoz está apostando na área digital. Em 2017, a companhia investiu cerca de 2 milhões de reais em iniciativas para levar informação qualificada a seus públicos por meio da internet. Uma das ações é o programa Qualidade Profissional Sandoz, plataforma de treinamento online que leva conhecimento para profissionais farmacêuticos e de atendimento do varejo.

O programa foi iniciado em meados do primeiro semestre de 2017 e terminou no fim de setembro. No total, beneficiou 3 200 pessoas com capacitação de qualidade sobre as principais classes terapêuticas, como cardiologia, sistema nervoso central, anti-infecciosos, gastro, saúde feminina e saúde masculina.

“O resultado foi surpreendente, com um engajamento total das pessoas. O time de campo da Sandoz foi muito empenhado na divulgação do programa aos profissionais farmacêuticos e de atendimento, que se envolveram profundamente com a busca de conhecimento”, avalia Érica Sambrano, diretora comercial da Sandoz.

Colaboradores de farmácias puderam participar do programa de capacitação em duas categorias: profissionais farmacêuticos e de atendimento. Os conteúdos foram oferecidos em forma de textos, videoaulas e games – estes últimos aplicados para fixação do conteúdo. Aqueles que tinham melhor performance nas respostas acumulavam mais pontos.

Os finalistas de cada região do país avançaram para a segunda fase, na qual foi realizada votação aberta e online para escolher os melhores farmacêuticos e balconistas, o que resultou em mais de 30 000 votos. Os vencedores foram convidados a participar de uma visita à fábrica da Sandoz em Cambé, no estado do Paraná, que ocorreu em 28 de setembro. “Durante a visita, eles conheceram todo o processo de fabricação dos medicamentos e viram na prática a qualidade dos genéricos produzidos pela empresa”, conta Leonardo Viana, gerente de treinamento da Sandoz.

 

Vencedores fazem visita à fábrica da Sandoz, em Cambé (PR), para aprenderem sobre o processo de produção de medicamentos

Vencedores fazem visita à fábrica da Sandoz, em Cambé (PR), para aprenderem sobre o processo de produção de medicamentos (Sandoz/Divulgação)

Para a profissional de atendimento Débora Banci, de Presidente Prudente (SP), a participação no programa foi importante para a evolução na carreira. “Agregou muito conhecimento e tenho certeza de que vou levar essa experiência para a minha vida inteira. Estou estudando farmácia e pude ver na prática o que aprendo na teoria”, conta.

Os farmacêuticos vencedores participaram de um curso de farmácia clínica na Universidade Estadual de Londrina (UEL), considerada a melhor instituição de ensino estadual da Região Sul e uma das 20 mais bem-conceituadas do país, segundo o QS University Rankings: Latin America 2016.

“Participar do programa e ter a oportunidade de conhecer os processos de qualidade dentro de uma indústria farmacêutica foi um ganho muito grande como profissional. Espero participar novamente no próximo ano e recomendo aos profissionais de todo o país que participem da próxima edição”, conta a farmacêutica Dayana Paulo Lacerda, de Campina Grande (PB).

“Com todo o sucesso do Qualidade Profissional e o excelente retorno dos participantes, que pudemos presenciar, temos cada vez mais certeza de que estamos no caminho certo ao investir em plataformas digitais e gerar conteúdo relevante para farmacêuticos e balconistas. Isso só nos traz mais motivação para já começarmos a pensar no Qualidade Profissional 2 para o próximo ano”, diz Rodrigo Salman, gerente de marketing da empresa.

Além do Qualidade Profissional Sandoz, a companhia investe pesado em outros projetos na internet. Outro exemplo é o portal Cuidamos da Saúde, que traz conteúdos produzidos por especialistas e relevantes para pacientes, além de seções de treinamento para médicos, balconistas e farmacêuticos. O acesso é livre e o usuário pode compartilhar informações nas redes sociais.

Acompanhe tudo sobre:CursosIndústria farmacêuticaTreinamento

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman