Carreira

A estratégia da Lundbeck para engajar funcionários em tempos de burnout

Com flexibibilidade, terapia gratuita e bônus generosos, a farmacêutica dinamarquesa (que cuida da saúde mental) investe em diferentes medidas para o bem-estar de seus funcionários

Alba Eiras de França, diretora de pessoas e comunicação da Lundbeck: “Somos pequenos em número, mas grandes na forma como cuidamos das pessoas” (Divulgação/Divulgação)

Alba Eiras de França, diretora de pessoas e comunicação da Lundbeck: “Somos pequenos em número, mas grandes na forma como cuidamos das pessoas” (Divulgação/Divulgação)

Publicado em 23 de outubro de 2025 às 19h30.

Última atualização em 24 de outubro de 2025 às 10h13.

Tudo sobrePrêmio EXAME Melhores em Gestão de Pessoas 2025
Saiba mais

Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos de saúde mental, como ansiedade e depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, esse cenário tem provocado aumento no consumo de psicofármacos: entre líderes, o uso saltou de 18% em 2024 para 52% em 2025; entre liderados, de 21% para 59%, segundo pesquisa da The School of Life com a Robert Half.

É nesse mercado que atua a dinamarquesa Lundbeck, especializada em saúde do cérebro e presente no Brasil desde 2000. A companhia aposta no chamado “salário emocional” para engajar os 125 funcionários de seu escritório no Rio de Janeiro, incluindo vendedores espalhados  por todo o Brasil.

“Vai além do dinheiro no fim do mês. O que retém as pessoas é sentir-se cuidado e reconhecido”, afirma Alba Eiras de França, diretora de pessoas e comunicação.

Veja também: Você busca por salário emocional? Saiba mais sobre esse benefício que está atraindo profissionais

Os benefícios que levam saúde para os times da Lundebeck

Entre os benefícios, a empresa para e dá folga para todos no Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) e tem o Short Friday, com saída às 15h.

“Tempo livre é parte do bem-estar e tem tudo a ver com o nosso mercado”, diz Alba.

O programa “LundBem com a Vida” inclui massagens de shiatsu, dias fixos de frutas, acompanhamento com nutricionista e incentivo a esportes, como as corridas patrocinadas pela empresa. A saúde também é cuidada por meio de um programa de assistência que oferece terapia psicológica, apoio financeiro e jurídico, além do Dr. Lundbem, telemedicina para consultas rápidas sem impacto no plano de saúde.

Outros benefícios que chamam atenção é o financeiro: a companhia oferece 160 reais adicionais no Total Pass, 300 reais anuais para custos em farmácias e 1.000 reais no ticket de Natal.

Quando o recorte é desenvolvimento, a Lundbeck subsidia 90% de cursos de inglês.

Como multinacional, é essencial que nossos funcionários estejam preparados para interagir com a matriz e outros países”, diz a executiva que também criou neste ano o programa “Futuros Líderes” para promover analistas a cargos de liderança.

Reconhecimento dá vigor ao profissional

O reconhecimento é outro pilar. Todo início de ano, os funcionários viajam para a reunião nacional — em janeiro foi em Maceió — com cerimônias e premiações durante um jantar especial. Nesta viagem, o programa “LundMais Você Faz” recompensa projetos internos: o primeiro lugar leva uma viagem com acompanhante; os demais, vouchers. Já o “Lundbeck Spirit” celebra comportamentos como curiosidade, adaptabilidade e responsabilidade. “Comportamento é tão importante quanto resultado”, afirma França.

O resultado aparece nos indicadores: o índice de engajamento ficou acima de 93 pontos, um dos mais altos no ranking global da companhia. Além disso, o tempo de casa é longo, incluindo a própria França e o presidente Josiel Florenzano, que lidera a operação há muitos anos.

“Somos pequenos em número, mas grandes na forma como cuidamos das pessoas.”

Com todos esses benefícios a Lundbeck Brasil foi uma das três empresas que conquistou o Prêmio EXAME Melhores em Gestão de Pessoas 2025, na categoria entre 100 e 300 funcionários.

Acompanhe tudo sobre:Prêmio EXAME Melhores em Gestão de Pessoas 2025Mundo RHSetor farmacêuticosaude-mentalSaúde no trabalho

Mais de Carreira

A sua carreira pode estar em risco se você sempre falar essa simples frase — aqui está o porquê

Oito frases que pessoas com alta inteligência emocional nunca deixam de dizer

Microsoft anuncia plano audacioso para criar sistemas de IA com capacidades superiores às humanas

Monopólio na publicidade? Como Meta, Google e Amazon estão dominando esse mercado