Carreira

Vai um curso de atualização no começo do ano?

Conheça as escolas de negócios que oferecem cursos de curta duração em janeiro

Para alguns profissionais, o período de férias é oportunidade de estudo (Getty Images)

Para alguns profissionais, o período de férias é oportunidade de estudo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2010 às 13h19.

São Paulo – Para começar a carreira com o pé direito em 2011, uma opção é dedicar o mês de janeiro para os estudos. Diversas escolas de negócios aproveitam esse período para oferecer cursos de curta duração focados em assuntos pontuais do mercado de trabalho.

Com duração média de uma semana, o valor desses cursos varia de 500 e 3.500 reais. Geralmente, as aulas são oferecidas no período noturno ou durante os fins de semana.

Segundo Joseph Teperman, consultor da Michael Page, a escolha de um curso de curta duração deve ser criteriosa, porque as aulas visam atualizar o profissional sobre os conhecimentos de seu próprio trabalho. “Normalmente o curso é feito por pessoas com mais experiência profissional que atualizam o currículo com informações importantes do mercado” afirma o consultor.

A estrutura desses cursos, via de regra, é feita de maneira a facilitar a aplicação dos conceitos no trabalho. No entanto, o aproveitamento varia caso a caso. Por exemplo, de acordo com o especialista, profissionais que atuam em determinada área e façam um curso de outro setor levarão mais tempo para relacionar o conteúdo aprendido com sua rotina corporativa.

A dica, neste ponto, é escolher um curso de curta duração compatível com suas necessidades ou planos para a carreira.

EXAME.com selecionou algumas escolas que oferecem programas com esse perfil. Confira:

FGV

Para quem deseja fazer cursos no menor prazo de tempo, de um até três dias, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece cursos com este perfil em 20 estados.

No Ceará, por exemplo, a Mrh Gestão, escola conveniada com a FGV em Fortaleza, oferece o curso Gestão e Liderança, com duração de 16 horas/aula e custo de 720 reais. Já no Rio, há um programa com foco em gestores das pequenas empresas. O curso Empreendedorismo em Pequenos Negócios tem custo de 900 reais.

ESPM

Para os profissionais de comunicação e marketing, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo oferece uma variedade de cursos de 12 horas, entre eles Histórias em 30 Segundos, Redação Publicitária para TV e Rádio.

Há também opções para carreiras em administração e relações internacionais. Ao todo são 121 cursos de curta-duração em janeiro.

Acompanhe tudo sobre:BenefíciosCurrículosCursosMudança de empregoSaláriosvagas-de-emprego

Mais de Carreira

Com salários até R$ 20 mil, esse é um dos profissionais mais procuradas do mercado

Treinamento de R$ 37 te coloca no radar das empresas que estão desesperadas por talentos

10 práticas que estão deixando os funcionários mais felizes - e que toda empresa pode se inspirar

Ainda dá tempo de recomeçar: IVG lança mentoria para profissionais acima de 50 anos