Carreira

Sabe o que é ancoragem?

É uma estratégia utilizada por vendedores para fazer você desembolsar mais dinheiro por um produto que custaria menos. Saiba como não cair nessa armadilha

Ilustração de vendedor com máscara com armadilha na mão (Breno Ferreira / VOCÊ S/A)

Ilustração de vendedor com máscara com armadilha na mão (Breno Ferreira / VOCÊ S/A)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2014 às 10h44.

São Paulo - Em lojas de automóveis, o consumidor sempre é abordado por um solícito vendedor que responde a todas as perguntas e mostra os diversos modelos disponíveis, mesmo os que não estão no radar do comprador. A atitude do vendedor parece solidária, mas pode conter uma segunda intenção: convencê-lo de que o valor do automóvel oferecido é realmente justo em comparação com outros veículos.

Por não possuir capacidade completa de avaliar os benefícios de cada carro e o preço a eles equivalente, o consumidor acaba por utilizar, mesmo que não intencionalmente, o preço dos outros automóveis, sugeridos pelo vendedor, como parâmetro para definir sua compra.

Essa estratégia é conhecida em finanças como ancoragem e tem por objetivo induzir o indivíduo a apoiar-se em alguma informação para fazer avaliações sobre o desconhecido. Com base nela, muitos comerciantes conseguem que seus clientes paguem preços muito superiores do que pagariam sem essas informações. A abordagem funciona muito bem, e pode influenciar fortemente a decisão do consumidor.

Para quem está atento, é possível obter bons resultados tomando algumas medidas durante as compras, começando por pesquisar preços e condições de pagamento. Em raríssimos casos o vendedor dispensará um comprador interessado, havendo sempre espaço para barganha. Um bom negociador, que insiste e não se abala com minutos de silêncio, sempre paga mais barato.

Por isso, é importante manter a calma, sugerir preços e condições adequados, esquecer o medo e a vergonha e, principalmente, praticar para conseguir pagar cada vez menos.

Acompanhe tudo sobre:Consumidoresdicas-de-financas-pessoaisEdição 195Preços

Mais de Carreira

“Passei, mãe!". Ela pagou cursinho com mãe vendendo lanche na rua e é aprovada em medicina na UERJ

“Se as empresas não mudarem, no futuro deixarão de existir”, afirma professor dos EUA

Vale a pena mesmo amar seu trabalho?

Executiva revela cinco perguntas que todos os líderes devem fazer a seus liderados