Carreira

Resolução de ano-novo

Pague IPTU, IPVA, mensalidade escolar e ainda fique com dinheiro no bolso

Nota de 100 reais presa em garfo (Raul Junior/EXAME.com)

Nota de 100 reais presa em garfo (Raul Junior/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2013 às 14h12.

São Paulo - Janeiro é, para muitos brasileiros, sinônimo de mês das contas extras: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), mensalidade e material escolares, cartão de crédito, contas das compras de Natal... Ufa! E o ano só está começando. 

Mas tenha calma. Há luz no fim de tantas contas. A velha dica que diz que quem paga à vista faz bom negócio continua valendo. Especialmente se você é dono de um carro ou de um imóvel. 

IPVA e IPTU 

Para os donos de automóveis, o IPVA pago à vista teve na edição de 2011 desconto de 3%. O desconto para quem pagar à vista e até o vencimento da primeira prestação do IPTU é ainda mais generoso: 6%. Outra solução que pode diminuir o valor da conta do IPVA e que tem sido cada vez mais usada pelos contribuintes é quitar o imposto com o crédito gerado com o pedido de nota fiscal. 

Em 2010, em São Paulo, mais de 314 000 consumidores se beneficiaram. Ao longo do ano, ao efetuar uma compra, você informa o número de seu CPF e depois pode usar os créditos conseguidos na transação para subtrair do valor total do imposto. No entanto, se você não pediu a nota fiscal nem poupou o suficiente, ainda há solução.

Com a ajudinha do 13º salário muitas pessoas conseguirão começar o ano no azul. A recomendação dos especialistas é que o salário extra seja usado para quitar todas as pendências. Mas, atenção: é acabar com as dívidas e não adquirir mais uma. Afinal, fim de ano é a época mais tentadora para fazer compras. A indicação para quem quer realmente comprar um produto é esperar um pouco, pois no começo do ano a maioria 

Material escolar

Para quem tem filhos, a dor de cabeça é maior. Analise a qualidade da escola e faça uma seleção das que oferecem melhores mensalidades. Se você tem mais de um filho, opte por colocá-los no mesmo colégio, porque muitas instituições concedem descontos de 10% para irmãos. 

A compra do material escolar também vai exigir uma atenciosa pesquisa. Quem tiver tempo poderá economizar entre 20% e 30%. A internet é boa alternativa para comparar preços. O problema é que você vai ter de pesquisar item por item. Os especialistas aconselham a adquirir todo o material em uma única loja; obviamente, naquela que oferecer os menores preços. 

Outra opção é reunir duas ou três mães e comprar o material juntas em lojas que vendem por atacado. A economia pode chegar a 30%. O conselho para todos os pais que querem economizar com o material escolar é: não levem as crianças para fazer as compras, pois elas certamente vão querer o caderno, o lápis e o estojo com os personagens do momento, que são muito mais caros.

Acompanhe tudo sobre:educacao-financeiraOrçamento federalEdição 151

Mais de Carreira

Duas frases pouco conhecidas que fazem o ChatGPT criar checklists perfeitos

Essa estrutura de prompt obriga a IA a mostrar de onde tirou cada dado

Com poucos cliques, Google traz testes para IA fazer reservas em restaurantes para usuários

Essa habilidade de IA pode garantir empregos por muito anos, segundo executivo