Carreira

Remuneração de conselheiros e CEOs dispara e tem alta de até 33%

Entre 2018 e 2020, foram 19% de aumento para presidentes e 14% para conselheiros considerando apenas os honorários fixos, mas os variáveis superam

Avenida Faria Lima, em São Paulo (Germano Lüders/Exame)

Avenida Faria Lima, em São Paulo (Germano Lüders/Exame)

Victor Sena

Victor Sena

Publicado em 2 de abril de 2021 às 10h03.

Última atualização em 2 de abril de 2021 às 10h04.

O Estudo de Conselhos de Administração 2020, feito pela consultoria Korn Ferry, mostra um forte aumento na remuneração dos presidentes de Conselhos de Administração e conselheiros entre 2018 e 2020.

Considerando apenas honorários fixos, foram 19% de aumento para presidentes e 14% para conselheiros.

Já no pacote total de pagamento, que inclui honorários fixos, incentivos de curto prazo e ações, o aumento foi de 33% para presidentes do conselho e 24% para conselheiros.

A pesquisa mostra também que a remuneração total representa em média 34% do pacote total que um CEO de uma empresa recebe.

Porém, considerando o controle acionário, nas empresas com controle familiar, o pacote pago ao presidente do conselho é acima da média, chegando a 51% do pacote pago para o CEO.

Em relação aos incentivos oferecidos, a concessão de ações se manteve estável, com 19% das empresas ofertando para algum cargo do conselho, sendo 18% para presidentes do Conselho de Administração, 11% para vice-presidente do conselho e 11% para conselheiros.

Comparativo de remuneração

Segundo a Korn Ferry, dentre as empresas que concedem ações, é possível observar que, por controle acionário, a maioria é de capital pulverizado, já em relação a receita líquida se destacam as que possuem abaixo dos R$ 5 Bilhões.

Outro ponto importante é que ao analisarmos por nível de governança, as companhias do Novo Mercado são as que mais concedem ações como incentivo para os conselhos.

Das companhias que participaram do estudo, 59% pagam adicional por participação em comitês, sendo que 57% das empresas oferecem para conselheiros, 26% para PCA e 48% para vice-presidente do conselho.

Acompanhe tudo sobre:Conselhos de administraçãoCEOs

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo