Carreira

Rede social Talenda pretende facilitar contratação

São Paulo – Arrumar o trabalho dos sonhos é uma tarefa bem complexa para os profissionais. Mas o que muita gente não sabe é que as empresas têm a mesma dificuldade...

Marcus Tiel (Reprodução)

Marcus Tiel (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

São Paulo – Arrumar o trabalho dos sonhos é uma tarefa bem complexa para os profissionais. Mas o que muita gente não sabe é que as empresas têm a mesma dificuldade na hora de encontrar o profissional perfeito. A Talenda, uma nova rede social, pretende, em breve, facilitar esse desafio, para ambos os lados.

Ainda em fase de testes para alguns usuários e empresas, a Talenda conecta empresas, recrutadores e profissionais que têm interesses em comum. Por exemplo, um engenheiro especializado em rodas de carros que busca uma vaga, ao se cadastrar na Talenda,  será indicado para empresas e recrutadores que buscam um profissional com este perfil. Conectados, eles podem marcar reuniões, conferir detalhes sobre os currículos, salário proposto e, claro, iniciar a negociação. Tudo eletronicamente.

“Diferentemente dos atuais serviços de recrutamento, a Talenda conecta profissionais instantaneamente. Ou seja, reduz drasticamente o custo e o tempo do processo de seleção habitual, que pode chegar a seis meses”, diz o alemão Marcus Tiel, criador do serviço e especialista em recursos humanos.

De acordo com Tiel, a rede social – que está sendo montada com o dinheiro de suas economias – deve estrear antes do final do ano. Numa entrevista a INFO, ele explica um pouco mais do desafio de montar a Talenda e como ela vai funcionar.

Por que você criou o serviço? Trabalho há 12 anos na área de recursos humanos. Passei por empresas grandes, como multinacionais, e empresas de pequeno porte da Alemanha. Em todas elas, uma das minhas tarefas sempre foi encontrar candidatos de forma rápida, precisa e econômica, mas isso era impossível. Nas duas, a complexidade e a dificuldade de achar pessoas com o perfil desejado eram as mesmas, mesmo usando os sistemas de internet de recrutamento e seleção. Como há uma demanda grande por uma tecnologia que resolva isso, eu criei a Talenda. Ela também ajudará os profissionais, já que muitos reclamam da ineficiência dos sites de empregos – uma realidade do mundo inteiro. Tem um outro motivo: eu sempre quis ser empresário, empreender e inovar.

Qual é a complexidade do setor de recrutamento e seleção que a Talenda visa resolver? As empresas demoram para achar um bom profissional. E quando encontram, é tanta decisão e burocracia até a contratação que o profissional pode ir para outro trabalho. A Talenda quer diminuir essa burocracia. Para isso, ela tem uma inteligência para conectar empresa e profissional que têm um interesse em comum. Desse modo, os recrutadores podem encontrar facilmente profissionais abertos a novas oportunidades mesmo que esses não estejam à procura de um novo trabalho ou mesmo empregados. A tecnologia da rede social Talenda distribui vagas automaticamente para os candidatos mais interessantes, ou seja, aqueles que têm o perfil que mais se encaixa aos detalhes das vagas. Com a inteligência do algoritmo, os recrutadores, por exemplo, não precisam ficar ligando para dezenas de candidatos para descobrir, entre eles, quem têm o perfil desejado. [quebra]

Quais os desafios para montar uma startup de recrutamento e seleção? O maior é o aspecto tecnológico, porque a programação e a construção da rede social é trabalhosa. Eu uso profissionais de fábrica de software da Índia, Polônia e Alemanha que entendem muito de desenvolvimento para internet.

A Talenda vai funcionar em quais países? O serviço vai funcionar nos primeiros três anos de vida nos países do BRIC , isto é, Brasil, Rússia, Índia e China, mais Alemanha e Estados Unidos. Depois, vou identificar outros países economicamente fortes para levar a rede social.

Quem serão os principais beneficiados pelos serviços da Talenda? Dois grupos: de um lado, recrutadores de empresas multinacionais e de porte médio que procuram talentos a curto e longo prazo; do outro, pessoas que gostariam de ser informadas automaticamente sobre vagas que combinam com seu perfil profissional. O grande benefício para ambos é financeiro: candidatos inscritos não pagam pelo serviço da Talenda. Para recrutadores, o valor do serviço é baixo para o alcance de profissionais que a rede social poderá oferecer.

Quando a Talenda estará no ar? Por enquanto, a Talenda está em fase de teste para um número restrito de candidatos e recrutadores. Nosso plano é entrar no ar a partir de outubro de 2013. Quando isso acontecer, os interessados poderão usar seus dados profissionais de outras redes sociais, como Facebook e LinkedIn, para usar a Talenda.

https://youtube.com/watch?v=WWOlXrlsKqM

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosINFOInternetRedes sociaisStartups

Mais de Carreira

10 aplicativos para aprender inglês de graça

Com essas 10 dicas, você cria um perfil “campeão” no LinkedIn

15 frases que marcaram CEOs e podem alavancar a sua carreira

Tecnologia impulsiona carreiras: veja os 8 cargos mais promissores de 2025