Estudantes; Enem; ensino superior (Arquivo/Agência Brasil)
Redação Exame
Publicado em 12 de abril de 2022 às 15h43.
Última atualização em 8 de dezembro de 2023 às 11h20.
Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)
Diante do tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", chamou-me atenção o texto da jovem Maitê Maria:
No célebre texto “As Cidadanias Mutiladas”, o geógrafo brasileiro Milton Santos afirma que a democracia só é efetiva à medida que atinge a totalidade do corpo social, isto é, quando os direitos são desfrutados por todos os cidadãos. Todavia, no contexto hodierno, a invisibilidade intrínseca à falta de documentação pessoal distancia os brasileiros dos direitos constitucionalmente garantidos. Nesse cenário, a garantia de acesso à cidadania no Brasil tem como estorvos a burocratização do processo de retirada do registro civil, bem como a indiferença da sociedade diante dessa problemática.
Garanta o seu lugar entre as melhores do Brasil, entre no Ranking Negócios em Expansão 2022
É de grande qualidade o início de um texto no qual o escritor deixa explícita a sua vontade em alterar o comportamento do leitor, trazendo informação pautada em pesquisa. Isso gera à ideia o ar comprobatório, porque houve o embasamento.
Sob o ponto de vista gramatical, a pontuação impecável garante organização e favorece o uso de conectivos. Notemos que, entre a citação do geógrafo Milton Santos e a invisibilidade atual, hodierna, há o uso de pontuação e o ligante “todavia”.
Essa habilidade gramatical gera credibilidade; o leitor fica envolto nessa disparidade entre teoria e prática, o ideal à cidadania e o que é o visto.
Para garantir maior fluidez, o pronome demonstrativo anafórico, ao fim do parágrafo, é muito didático: “Nesse cenário...” Vale lembrar que o papel de um anafórico (isso, esse, aquele) é retomar, apontar para o anterior.
Unindo conhecimento social à gramática normativa, Maitê Maria é lúcida, nobre nos pensamentos e convincente na exposição. Ademais, o vocabulário rico mostra uma maturidade cara, que a mim emociona.
Como escrever assim? Dedicando-se. Dedicando às aulas, às leituras e à gramática da Língua Portuguesa. Igual a um piano, ser hábil é dispor-se a aprender e a querer emocionar a plateia.
Maitê: belíssima execução!
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa
Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.
Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.
Leia também: