Homem pensativo: é hora de arragaçar as mangas e começar a trabalhar para mudar sua carreira (Getty Images)
Talita Abrantes
Publicado em 11 de janeiro de 2013 às 13h13.
São Paulo – O fim da primeira quinzena do ano já está aí. E, até agora, o que você fez por sua carreira (além de voltar à rotina tradicional)? “Se queremos resultados diferentes, precisamos agir de maneira diferente. Temos que assumir o controle das ações”, afirma André Ribeiro, da Produtive. E quando a meta é mudar de emprego e crescer na carreira, é preciso tomar algumas atitudes básicas. Confira quais:
Atualize seu currículo
Nunca se sabe quais oportunidades profissionais podem aparecer nos dias que se seguem. Por isso, aproveite para dar uma nova cara ao seu currículo. A ideia não é mudar o design do documento ou transformar seu currículo em infográfico. Mas, sim, colocar no papel um bom resumo do que foi seu 2012.
Se continuou no mesmo emprego, atualize seus principais resultados no campo descrição. Se mudou, altere esta informação. Fez um curso? Melhorou sua fluência em algum idioma? Inclua tudo isso no seu currículo. Com objetividade, clareza e todos os outros atributos de um bom currículo.
Melhore seu perfil no LinkedIn
Não basta ter um perfil no LinkedIn. É preciso participar. Primeiro, muita atenção às palavras que você insere no perfil. Para aparecer bem nas ferramentas de busca, invista em técnicas de SEO, como uso de palavras chave.
Coloque na sua agenda também a participação ativa nos grupos de discussão, o hábito de responder às perguntas postadas no site ou outras ações que torne você relevante na rede. No caso de estudantes ou recém-formados com pouca experiência profissional, a dica é “pedir uma recomendação para professores ou colegas de turma”, afirma Ribeiro, da Produtive.
Mostre-se
Saia do ostracismo profissional e mostre ao mercado que o está mirando. Para isso, cadastre seu currículo em sites especializados e informe sua rede de contatos que procura novas oportunidades profissionais este ano. Se está empregado, faça isso com discrição.
Questione-se
“Sempre que a gente fala de carreira, o primeiro passo é voltar para si mesmo e procurar se conhecer”, diz o especialista. Aproveite o dia para avaliar seus principais pontos fortes e fracos, o que você construiu na carreira até agora e o que planeja para o futuro.
Tentar responder as 20 perguntas que mais aparecem nas entrevistas de emprego pode ser um bom caminho para fazer este mergulho para dentro de si.
Elabore planos de ação para melhorar seu passe
Diante dos pontos que você ainda tem a desenvolver e daquilo que você vislumbra para a sua carreira, crie planos de ação para melhorar seu perfil profissional. Cuidado para não fazer deles uma mera lista de intenções. Pense em estratégias factíveis que irão encantar o recrutador na hora da entrevista.