Carreira

Quer fazer um marketing eficaz no futuro? Comece com estratégia, não com ferramentas

Estudo revela que o sucesso em marketing depende mais de visão estratégica do que de ferramentas tecnológicas

 (OstapenkoOlena/Getty Images)

(OstapenkoOlena/Getty Images)

Publicado em 7 de maio de 2025 às 13h56.

O futuro do marketing está sendo moldado sob o signo da inteligência artificial, automação e análise de dados.

Um relatório recente produzido pelo Zoho Marketing Plus, em parceria com o Drops, traçou um panorama detalhado das tendências emergentes no setor e indicou: o investimento em IA será inevitável — e determinante — para quem deseja manter a competitividade no mercado.

Mas, ao contrário do que o hype tecnológico pode sugerir, não basta adquirir ferramentas ou soluções de automação. O segredo está em usar a tecnologia com propósito, tendo os objetivos da organização como norte.

A transformação digital no marketing não é apenas sobre inovação. É uma questão de eficiência, escala e impacto direto nos resultados de negócio.

Um novo papel para o profissional de marketing

Segundo o relatório, um dos principais ganhos proporcionados pela automação está na eliminação de tarefas repetitivas, o que libera tempo dos profissionais para atuarem de forma mais estratégica.

Com isso, o papel do profissional de marketing deixa de ser puramente operacional para se tornar analítico, criativo e decisório. A tecnologia assume as tarefas rotineiras, e os profissionais ganham tempo e dados para atuar de forma mais inteligente.

IA sim, mas com responsabilidade

Os líderes ouvidos no estudo foram unânimes ao afirmar que a IA será o pilar central das estratégias de marketing nos próximos anos, mas também reforçaram a importância de respeitar os limites dessa transformação.

Profissionais que souberem equilibrar habilidades técnicas com sensibilidade humana estarão mais bem preparados para liderar o marketing do futuro — e, consequentemente, alcançar posições estratégicas nas organizações.

Destaque-se no mercado e viralize a sua marca

Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.

De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.

Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:

  • Transformar desafios complexos em oportunidades de crescimento;
  • Liderar estratégias de branding e performance;
  • Impulsionar as vendas dentro da empresa.

Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

Acompanhe tudo sobre:Branded Marketing

Mais de Carreira

Cidadania italiana: país se prepara para votação decisiva que pode mudar regras para imigrantes

Mark Zuckerberg não quer mais fazer amigos. Agora, ele quer substituí-los por IA

Estes são os profissionais que as empresas estão 'desesperadas' para contratar; veja se é um deles

7 profissões para quem quer trabalhar com pesquisa de mercado