Carreira

Quer atrair e reter a geração Z? Invista em projetos de diversidade e inclusão

Dos jovens, 71% procuram especificamente por diversidade na empresa ao se candidatar para uma vaga de emprego

Escritórios sairam de 1% para 11% de negros após a formação da Aliança Jurídica pela Equidade Racial, em novembro de 2017 (Klaus Vedfelt/Getty Images)

Escritórios sairam de 1% para 11% de negros após a formação da Aliança Jurídica pela Equidade Racial, em novembro de 2017 (Klaus Vedfelt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2022 às 13h41.

Última atualização em 30 de junho de 2022 às 13h51.

Por Diego Cidade, fundador da Academia do Universitário

A geração Z se sensibiliza por pautas que hoje são prioridade na maioria das empresas, mas que há poucos anos não eram levadas em consideração. Como exemplo, 76% das empresas consideram a diversidade um valor e prioridade, segundo a Pesquisa Global de Diversidade e Inclusão de 2020 da PwC.

LEIA TAMBÉM:

Dito isso, esse dado é relevante pois reflete sobre como a mudança de gerações no mercado de trabalho influencia nas prioridades das empresas, no Brasil a geração Z representa um quarto da população, sendo a geração mais nova a estar se juntando à força de trabalho, e, consequentemente, novas demandas.

Em relatório da Though Exchange, 71% dos jovens entrevistados procuram especificamente por diversidade na empresa ao se candidatar para uma vaga de emprego.

Ou seja, é fato que empresas que querem atrair esses jovens, estão em busca de estabelecer um ambiente diverso e empresas que não possuem projetos focados em diversidade, estão em desvantagem, por não conseguirem atrair esse público.

É preciso entender que, diferentemente das outras gerações, para os jovens Z, o salário já não é o principal requisito para aceitar uma vaga de emprego, essa galera prioriza seus valores e princípios. Possuem um olhar macro sobre empresa e ambiente de trabalho, confira esses dados, também do relatório citado acima:

  • 62% sairiam ou teriam saído de uma empresa por diferenças sociais.
  • 58% sairiam ou teriam saído de uma empresa por diferenças políticas.
  • 73% sairiam ou teriam saído de uma empresa porque suas práticas de negócios não eram éticas.
  • 68% sairiam ou teriam saído de uma empresa porque suas práticas de negócios não eram sustentáveis.

Por onde começar? Faça pesquisas internas, entenda as demandas e prioridades de seus colaboradores, entenda se o ambiente que você proporciona a eles está agradando, a empresa deve ser aberta, principalmente se seu objetivo é se tornar diversa, uma empresa diversa é criada ouvindo pessoas diversas.

Por isso, já nota-se um crescimento de processos seletivos exclusivo para projetos de diversidade. Essas empresas entenderam também que podem começar da base através dos seus programas de porta de entrada.

Como exemplo, a Academia do Universitário, HRTech especialista em processos seletivos e recrutamento, está com um programa de estágio exclusivo para estudantes transexuais que estão em busca de iniciar sua jornada no mercado de trabalho, o programa conecta esses universitários diretamente a empresas com vagas de estágio.

Para finalizar, uma dica de ouro, é que você precisa ter muita atenção aos cargos de liderança também. Pois essas pessoas devem ocupar esses locais para que assim o objetivo seja alcançado.

Pesquisa revela que em 23% das empresas as mulheres ocupam mais da metade dos cargos de liderança. No entanto, os demais grupos minorizados em geral ocupam menos de 5% desses postos: pessoas com deficiência (39%), LGBTQIA+ (29%), raças e etnias (26%) e geracional (20%).

Não tem mais para onde fugir, as empresas precisam se adaptar para ontem ou elas estarão fadadas ao fracasso.

 

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da EXAME Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:DiversidadeEmpresasGeração ZJovens

Mais de Carreira

Ele é júnior com salário de sênior: veja quem é o profissional que as empresas brigam para ter

Estas são as três profissões mais valiosas até o final da década; veja se a sua está na lista

Como usar a gamificação para transformar o engajamento da sua equipe

5 tipos de vampiros emocionais e como eliminá-los da sua vida