Carreira

Quem explode é bomba

São Paulo - Há alguns meses, li um artigo interessante do psiquiatra Paulo Gaudêncio, que relata uma de suas experiências em consultório com um grupo de pacientes. O cerne da questão é aquilo que ele chama de botão da loucura — uma situação ou alguém que consegue tocar nosso botão interior, fazendo com que nos descontrolemos. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2013 às 12h22.

São Paulo - Há alguns meses, li um artigo interessante do psiquiatra Paulo Gaudêncio, que relata uma de suas experiências em consultório com um grupo de pacientes. O cerne da questão é aquilo que ele chama de botão da loucura — uma situação ou alguém que consegue tocar nosso botão interior, fazendo com que nos descontrolemos.

Achei didático e muito útil o que ele escreveu e, cá comigo, me pus a pensar nas coisas que tendem a desencadear o descontrole ou a explosão de raiva em mim. Depois disso, todas as vezes que me vejo diante de uma questão que me faz pensar “lá vem provocação”, me valho de meu aprendizado e controlo o meu botão interior do descontrole.

E não é que funciona? Tenho me desgastado bem menos, tenho me aborrecido quase nada e, melhor de tudo, tenho vitoriosamente frustrado as tentativas de outros de me tirar do eixo ou de roubar minha tranquilidade.

Em nossas relações familiares e profissionais, com chefes e colegas de trabalho, sempre existem aqueles que, de um jeito dissimulado e manso, tentam fazer com que nosso botão do descontrole seja acionado. Não permita mais que isso aconteça com você. Há como evitar o aborrecimento.

Pare e reflita sobre quais são as circunstâncias ou as situações em que você, por mais que tente, acaba saindo de seu eixo de equilíbrio e explode. Você vai se sentir vitorioso ao perceber que com controle e autoconhecimento é possível tirar o poder que algumas pessoas têm sobre você.

Essas pessoas têm o dom de minar sua paciência, fazendo com que suas explosões de raiva sejam provas cabais de seu desajuste ou de seu temperamento difícil na vida familiar ou mesmo no seu cotidiano profissional com seus pares. 

Nada como desarmar aqueles tantos que tentam jogar sujo conosco. Ao fazer isso, sua imagem e você hão de ficar sempre bem na foto. Afinal, o equilíbrio e o  autocontrole são atributos indispensáveis a todo aquele que se pauta pela elegância em suas ações e em sua vida. Afinal, quem explode é bomba, não é verdade?

Acompanhe tudo sobre:Edição 141[]

Mais de Carreira

“Tristeza pós-férias”: como lidar com a ansiedade e recuperar a motivação no trabalho

Trump encerra programas de diversidade no governo federal

Esses são os 4 perfis de funcionários – qual você é?

Ele foi coach dos maiores CEOs e revela truque que pode mudar a forma como você toma decisões