Carreira

Quase todos os funcionários dessa empresa já usam IA, e isso decide promoções

Consultoria integra inteligência artificial nas avaliações de desempenho e acelera transformação digital no setor

Empresa prevê que domínio de IA será decisivo para promoções, avaliação de competências e entrega de soluções a clientes (Getty Images). (Getty Images)

Empresa prevê que domínio de IA será decisivo para promoções, avaliação de competências e entrega de soluções a clientes (Getty Images). (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 30 de setembro de 2025 às 11h44.

A Boston Consulting Group (BCG) integrou a inteligência artificial ao coração de suas operações e avaliações internas. Hoje, cerca de 90% dos 33 mil funcionários da consultoria utilizam IA, segundo revelou Alicia Pittman, líder global de pessoas da empresa, em entrevista ao Business Insider.

Há um ano, a BCG passou a incluir expectativas ligadas ao uso da tecnologia nos critérios de desempenho. “Não existe uma caixa no formulário perguntando ‘Você usa IA?’. É uma expectativa”, afirmou Pittman. “Se não usar, você fica atrás dos colegas em competências como solução de problemas e geração de insights.”

Avaliação mais exigente

A consultoria não mudou o tipo de trabalho esperado dos colaboradores, mas a barra de qualidade e eficiência subiu. Em um projeto de solução de problemas, por exemplo, o funcionário pode usar IA para gerar insights, mas será avaliado pela capacidade de interpretar os dados, estruturar o desafio e entregar soluções relevantes aos clientes.

Um dos usos mais impactantes da tecnologia na empresa está no próprio processo de gestão de desempenho. Um dos sistemas internos auxilia funcionários a redigir avaliações de performance, reduzindo em 40% o tempo de escrita e aumentando em 20% a qualidade das métricas.

Adoção acelerada

A BCG previa alcançar 50% de adoção de IA até o fim de 2024, mas atingiu essa marca em maio. Metade dos funcionários já são “usuários habituais”, que utilizam as ferramentas diariamente. A empresa também acompanha cerca de 1.500 “usuários avançados”, que desenvolvem soluções próprias com IA.

Entre elas estão GPTs personalizados para revisar apresentações, verificar clareza, antecipar dúvidas de clientes e aplicar padrões de formatação da BCG. Hoje, a empresa é a cliente da OpenAI com o maior número de GPTs customizados, com cinco vezes mais funcionários criando modelos do que no ano passado.

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

Treinamento e novas ferramentas

Para sustentar essa transformação, a BCG estruturou um programa robusto de capacitação em IA generativa, com uma equipe dedicada a treinar funcionários e padronizar boas práticas. Além disso, uma rede de 1.200 profissionais atua como multiplicadores locais.

Atualmente, a empresa já conta com oito a nove ferramentas internas, como o Deckster, editor de slides treinado em até 900 modelos, usado por 40% dos associados semanalmente, e o GENE, chatbot baseado no GPT-4o, que apoia sessões de brainstorming e apresentações.

Mercado de consultoria em adaptação

A BCG não está sozinha nessa corrida. A Accenture anunciou que está substituindo funcionários que não se adaptam à nova realidade, enquanto a McKinsey revelou que mais de 70% de seus 45 mil colaboradores já usam o chatbot Lilli.

Com a IA acelerando tarefas operacionais, a BCG estima que 70% do tempo economizado é reinvestido em atividades de maior valor, como análise aprofundada e comunicação clara de insights aos clientes.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosInteligência artificial

Mais de Carreira

Roche abre inscrições para programa de estágio 2026 em diversas áreas; saiba como se inscrever

Não é a distância: o maior desafio de quem lidera times híbridos é outro

CNU 2025: veja todas as mudanças para a nova edição do concurso

Cinco hábitos de inteligência emocional que podem transformar sua carreira — e sua renda