Carreira

Qual o jeito certo de conjugar o verbo ver e o verbo vir?

Vivien Chivalski, facilitadora do Instituto Passadori de Educação Corporativa, dá cinco dicas para acertar na hora de conjugar os verbos ver e vir

Pilha de livros (Getty Images)

Pilha de livros (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2013 às 13h00.

* Respondido por Vivien Chivalski, facilitadora do Instituto Passadori de Educação Corporativa

Não é fácil, mas pode ser simplificado. Os verbos ver e vir causam confusão na cabeça de todos. Imagine como um estrangeiro se sente quando se depara com tantas conjugações e possibilidades.

Com acento, sem acento, plural, singular, futuro, presente. Essas são algumas dúvidas que podem aparecer quando usamos tais verbos.
Aqui estão cinco dicas para facilitar a vida do redator no dia a dia de trabalho.

1 O verbo ver tem estas conjugações no presente: ele vê (com acento), eles veem (sem acento, segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). Exemplos: Ele vê os filhos aos sábados. Eles veem o pai uma vez por semana.

2 O verbo vir, no presente, é conjugado assim: ele vem, eles vêm (com acento). Ele não vem sempre aqui. Eles vêm a São Paulo uma vez por ano.

3 No futuro do subjuntivo, quer dizer, quando nos referimos a um fato que indica possibilidade ou desejo em um momento futuro, a conjugação do verbo ver é: quando eu vir, ele vir, nós virmos, eles virem. Exemplo: Se você vir José, por favor, entregue-lhe este pacote.

4 No caso do verbo vir, temos: quando eu vier, ele vier, nós viermos, eles vierem. Exemplo: Se ele não vier trabalhar amanhã, teremos problemas para terminar o projeto.

5 Os verbos derivados de ver e vir seguem as mesmas conjugações dos verbos de que derivam. Exemplos: Se ele vir, previr, antevir (do verbo ver). Se isso vier, convier, intervier (verbo vir). Nesse caso, vale ampliar a regra para todos os outros verbos: se ele puser, se supuser, e propuser; se ele tiver, se mantiver, se retiver.

Já que estamos falando sobre verbos, vale a pena resolver mais uma dúvida frequente: os verbos derivados de ter e vir, na terceira pessoa do presente, levam acento sempre. A questão é que, no singular, o acento é agudo e no plural, circunflexo. Aqui estão alguns exemplos: ele mantém, eles mantêm, ele contém, eles contêm, ele advém, eles advêm.

Boa sorte.

Vivien Chivalski, facilitadora do Instituto Passadori de Educação Corporativa
Acompanhe tudo sobre:Dicas de PortuguêsGramática

Mais de Carreira

Por que a OpenAI está comprando empresa do designer da Apple por US$ 6,5 bilhões

Para sobressair no meio digital, aposte nestes quatro formatos de conteúdo

Quanto ganha um profissional de marketing? Veja lista com os cargos mais bem pagos do ano

10 profissões para quem gosta de vendas e negociação