Homem com as mãos no rosto, indeciso, estressado, nervoso (Getty Images)
Talita Abrantes
Publicado em 11 de junho de 2013 às 06h00.
É muito comum ao escrevermos, naquela busca pelo registro de nossas idéias, sem que nos esqueçamos da sequência, seguirmos discorrendo sobre o tema e deixar de lado questões gramaticais. Esses ‘’pequenos notáveis’’ sem dúvida nenhuma podem mudar o sentido ou causar grande mudança num texto informativo. Por este motivo, observe com cuidado o contexto.
Algumas expressões semelhantes na fala, mas diferentes na escrita, chegam aos nossos ouvidos sem que as percebamos, no entanto, para a escrita, são fundamentais algumas noções da gramática normativa. É o caso das expressões invés de ou em vez de. Empregá-las adequadamente nas diferentes situações da comunicação pode fazer toda a diferença.
Acompanhe uma definição fácil:
Invés de: representa contrariedade, oposição, o inverso.
Exemplos:
O professor faltou ao invés de ir pessoalmente ministrar a palestra.
Comunique-se com clareza ao invés de guardar informações importantes ao grupo.
Nos dois exemplos, é perceptível a idéia de contrariedade, embora o uso seja restrito.
Em vez de: quer dizer no lugar de. É uma locução prepositiva, sendo terminada em de normalmente. Expressa ‘’em lugar de’’.
Para facilitar, vai uma dica: use em vez de. Além de ser estilisticamente mais adequada cabe aos dois casos citados, não necessariamente encerrando a idéia restrita de oposição. Assim, após estas definições breves, pretendo facilitar sua comunicação escrita com o emprego da expressão em vez de invés de complicar suas produções e textos.