Carreira

Quais IAs as empresas menos usam e o que isso revela sobre o futuro da tecnologia

Nova pesquisa com executivos revela que algumas ferramentas de IA generativa ainda não ganharam espaço no mercado corporativo, entenda quais ficaram para trás e como esse cenário pode mudar sua carreira

Algumas IAs ainda não decolaram nas empresas (fizkes/Getty Images)

Algumas IAs ainda não decolaram nas empresas (fizkes/Getty Images)

Publicado em 10 de novembro de 2025 às 12h00.

Última atualização em 10 de novembro de 2025 às 12h01.

A inteligência artificial virou pauta dentro das empresas, mas nem todas as ferramentas de IA emplacaram. Um levantamento com 801 executivos de grandes empresas dos EUA revela quais soluções ainda enfrentam resistência ou pouca adoção. As informações foram retiradas de Business Insider.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta sua vaga

Segundo os dados, quase 75% das empresas já obtêm retorno positivo com projetos de IA, o que indica que o uso dessas tecnologias deve continuar crescendo.

Mas o destaque do relatório também está nos bastidores: há ferramentas promissoras que ainda não conquistaram espaço, e isso representa tanto um sinal de alerta quanto uma possível oportunidade para quem quer se especializar antes da virada do mercado.

Confira as IAs menos utilizadas no ambiente corporativo:

1. DeepSeek
A ferramenta é usada por apenas 18% das empresas. Mais grave: 35% dos entrevistados afirmaram que não pretendem adotá-la.

O dado mostra uma rejeição e levanta dúvidas sobre sua utilidade ou posicionamento estratégico no ambiente corporativo.

2. Chatbots personalizados
Apesar da personalização ser uma das grandes promessas da IA, só 19% das empresas estão usando chatbots criados sob medida.

A implementação técnica e os custos podem ser os principais entraves.

3. Perplexity
Com 20% de uso, a plataforma ainda está longe dos holofotes. Embora tenha avançado em funcionalidades, não atingiu adoção relevante entre grandes corporações.

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

4. Amazon Q
A ferramenta da Amazon aparece com 24% de adesão. Ainda restrita a contextos mais técnicos, não se espalhou como ferramenta de uso geral, ao contrário do Copilot e do ChatGPT.

5. Claude (Anthropic)
Apesar da alta expectativa em torno da startup, apenas 26% das empresas usam Claude. O número surpreende, já que a Anthropic é considerada uma das concorrentes diretas da OpenAI.

O que esse ranking mostra?

A pesquisa escancara uma realidade: nem toda IA viraliza entre as empresas e o mercado está de olho em soluções que entreguem resultado rápido e integração fácil.

Para os profissionais, isso reforça um ponto importante: entender as limitações e o estágio de maturidade de cada ferramenta pode ser um diferencial estratégico na carreira.

Quem souber mapear essas lacunas e aplicar IA com inteligência (e não apenas por modismo) tende a sair na frente.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$ 37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA;
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
  • Principais formas de atuação do especialista em IA;
  • Como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

   QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME E SAINT PAUL

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

OpenAI quer virar nuvem: Sam Altman anuncia nova frente de negócios bilionária em IA

Como profissionais de tecnologia estão usando a inteligência artificial no dia a dia do trabalho?

IA vai dividir espaço com você no trabalho, segundo CEOs e especialistas

Sora 2 da Open AI: a nova era dos vídeos com IA chegou e ela tem o seu rosto