Polícia Federal: candidato pode não conseguir terminar a prova a tempo se não estiver bem treinado, diz especialista (Arquivo/Agência Brasil)
Claudia Gasparini
Publicado em 19 de dezembro de 2014 às 11h06.
São Paulo - Já é neste domingo a prova do concorrido concurso para agente da Polícia Federal. O processo seletivo tem 5 etapas: prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, exame médico e exame psicológico.
O conselho de Sérgio Camargo, advogado especialista em concursos, é começar a prova pelas matérias mais fáceis. “Se você eliminar aquilo que é simples para você, pode deixar as mais difíceis para o final”, afirma.
O ideal é não gastar mais de um minuto numa questão sem começar a resolvê-la, segundo Juarez Lopes, especialista em memorização e leitura dinâmica. Se ficar difícil, mude para a seguinte e deixe aquela para tentar resolver quando já tiver resolvido todas as outras”, afirma.
Em provas da banca Cespe/UnB, administrar o tempo é crucial. De acordo com Rodrigo Menezes, diretor do site Concurso Virtual, a grande dificuldade dos exames da banca é que os textos das questões são longos e exigem interpretação. “O candidato pode não conseguir terminar a prova a tempo se não estiver bem treinado”, afirma.
A banca responsável pelo concurso da PF também se diferencia por aplicar provas com questões no formato “certo ou errado”, sem múltipla escolha. "Esse modelo é excelente para o aluno que vem se preparando com antecedência", afirma.
Juarez ainda destaca o estilo das provas do Cespe/UnB: uma questão respondida errada anula uma certa. “Faz diferença errar uma resposta. Se o aluno deixar de responder uma questão, perde um ponto, se ele responder de forma errada, perde dois pontos”, diz.
Veja a seguir um simulado pelos professores do site Concurso Virtual, seguido de gabarito: