Carreira

Profissional temporário tem salário maior do que em empregos fixos, diz recrutador

O trabalho temporário pode ser uma boa chance para subir rápido na carreira e ganhar mais dinheiro

Trabalho temporário é oportunidade para alavancar carreira (Flickr/ Creative Commons)

Trabalho temporário é oportunidade para alavancar carreira (Flickr/ Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2014 às 14h11.

O trabalho temporário pode ser uma boa oportunidade para subir rápido na carreira e ganhar mais dinheiro. Segundo o gerente da divisão de temporários da empresa de recrutamento Robert Half, Lucas Nogueira, um profissional desse ramo pode ganhar entre 20 e 30% a mais do que se estivesse no mesmo cargo fixo em uma empresa.

Além de ser uma prática regulamentada pela lei federal n° 6.019, essa forma de contratação tem se tornado tendência entre as companhias que buscam profissionais altamente qualificados e especializados em execução de projetos e soluções. “Hoje, praticamente metade da população é terceirizada e temporária, e todos os benefícios também são contemplados nesse modelo de contratação”, diz Nogueira.

O governo também tem colaborado para que este mercado cresça. Em 1° de julho desse ano, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ampliou o prazo de duração do contrato de trabalho temporário de seis para nove meses.

Um profissional temporário normalmente é contratado para trazer resultados específicos dentro de uma empresa. Ele pode ocupar cargos desde analista júnior até gerente pleno.

Segundo a Robert Half, alguns exemplos de projetos com alta demanda no país são a divisão de negócios de uma organização, preparação da empresa para abertura de capital, otimização de processos de fusões e aquisições, realização de reestruturações administrativas, adequações tributárias e implementação de sistemas diversos como tecnologia da informação, marketing e vendas. “Os maiores empregadores de mão de obra temporária são empresas do segmento de serviços e indústria, presentes em todas as regiões do país”, diz Nogueira.

Além de um salário melhor, outra vantagem para um profissional temporário é que ele terá mais facilidade para mudar de segmento, já que ele está sempre focado em projetos. A exposição que esse candidato tem no mercado de trabalho também é grande, afinal, ele começa, aplica e finaliza projetos de impacto dentro das empresas.

Já para as companhias, um dos maiores benefícios está na carga de impostos, que é menor em relação à contratação de um funcionário permanente. Caso um recrutador esteja procurando um profissional para ocupar um cargo de alta gerência, por exemplo, ele pode contratar uma pessoa temporariamente para testar suas habilidades e competências antes do contrato permanente.

Segundo Lucas Nogueira, o cenário para profissionais de tecnologia é bem positivo e apresenta uma procura cada vez maior para execução de projetos na área. “Tecnologia é um segmento que cresceu significativamente, tanto que abrimos uma divisão para projetos específicos para essa área para recrutar”, diz.

Como se preparar para ser um profissional temporário?

Além de saber executar projetos em diversos setores, o profissional que deseja embarcar em uma carreira como funcionário temporário deve se planejar financeiramente. Afinal, mesmo ganhando um salário melhor, ele deverá gerenciar seu dinheiro de forma mais inteligente, a fim de se prevenir para os momentos em que não estiver se dedicando a nenhum projeto.

Capacidade de autogestão, idiomas, especialização e proatividade são outras qualificações que valorizam um candidato que disputa uma vaga de trabalho temporário.

No currículo, é importante apresentar da forma mais sucinta possível todos os projetos executados e os resultados já conquistados em outras empresas. “O currículo de um profissional temporário não pode passar de duas páginas. Ele precisa deixar bem claro quais cursos e trabalhos já realizou dentro da área que deseja atuar”, diz Lucas Nogueira.

 

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosINFOProfissões

Mais de Carreira

"O segredo para ter sucesso é ver a profissão como uma missão", afirma Celso Kamura

“Passei, mãe!". Ela pagou cursinho com mãe vendendo lanche na rua e é aprovada em medicina na UERJ

“Se as empresas não mudarem, no futuro deixarão de existir”, afirma professor dos EUA

Vale a pena mesmo amar seu trabalho?