Discurso: que equipe não quer alguém educado e seguro na mensagem? (Luis Alvarez/Getty Images)
Luísa Granato
Publicado em 18 de dezembro de 2018 às 15h00.
Última atualização em 19 de dezembro de 2018 às 10h25.
Dentre as inúmeras definições sobre "correto", chama-me atenção a relação com "apropriado às circunstâncias". É assim que o "correto" uso da Língua Portuguesa pode mudar a vida de um profissional.
Com as novas mídias, o contato com a câmera será inevitável; a prática de discursos seguros - aliada ao conhecimento sobre o que se fala - trará muitos benefícios. Que equipe não quer alguém educado e seguro na mensagem?
Ao desenvolver um texto, dê atenção à Pontuação. Vejamos um exemplo:
"Nos últimos dez anos, morei em quatro países: China, Canadá, Estados Unidos e México. Estou aqui para dividir minhas experiências, para aumentar significativamente a boa energia desta equipe."
A expressão adverbial de tempo "Nos últimos dez anos" - antes do sujeito desinencial (eu) - convém ser separada por vírgula. Além disso, veja como os dois-pontos apresentam didaticamente os quatro países em que o profissional morou.
A preposição para, em nossa Língua Portuguesa, tem a alma da finalidade, ou seja, do objetivo, do foco; é racional a sua relação com "no intuito de que", "a fim de que". Antes desse elemento prepositivo, pode haver a vírgula, favorecendo a clareza.
Além de Pontuação, é sempre indicada a consciência em relação à Concordância e ao Verbo. Filmando o discurso, procure reparar se os plurais das expressões são bem pronunciados.
"Nós chegaremos - com o trabalho coeso - a impressionantes resultados no próximo semestre."
No texto formal, usando a sensatez, evite locuções excessivas: "a gente vai chegar - nós chegaremos".
Há uma dica muito especial: em "a impressionantes resultados", não deve haver o acento grave, já que "a" é apenas preposição. Em suma, para o sentido pretendido, não há muita razão para uso do artigo definido masculino: "aos impressionantes resultados".
O segredo é treinar: dedicar-se a um bom discurso. Entender o poder da gramática de nossa Língua é entender as notas da partitura de nossa futura sinfonia.
Voe! O palco é seu; os aplausos virão.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Autor Gramatical pela Editora Saraiva
Professor de Língua Portuguesa
Fundador do ARRAIS CURSOS